terça-feira, 5 de outubro de 2010

Queimadas: Mato Grosso em Alerta! Baixa umidade no Ar.

Segundo o texto "Baixa umidade no Ar" no qual foi pesquisado no jornal ciência.org.br, as queimadas vem trazendo conseqüências a todos os seres vivos. E as mais preocupantes são as doenças respiratórias e podem até levar à morte.
Além da baixa umidade e alta temperatura da região central do país, os focos de queimadas em Mato Grosso prejudicam ainda mais a sensação térmica no Estado.
No acumulado do ano, Mato Grosso aparece liderando o ranking de focos de incêndio do país com "folga".
Segundo dados do Satellite de referência NOAA-15, do Instituto Nacional de pesquisas Espaciais(INEP), há o apontamento que o estado já registrou 10,8 mil focos de calor do dia 1 de janeiro até o dia 26 de agosto de 2010. Estes números representam um quarto das queimadas no pais cuja total é de 40.245 focos.
Na comparação com o mesmo período em 2009, quando havia 4.062 focos, o número mais do que o dobro esse ano . Já em todo o país foram 17.682 incêndios o ano anterior nesse ano, o Pará aparece em segundo lugar na lista, atrás de MT com 6.645 focos contra 2.638 focos anteriormente. Em MT a proibição para as queimadas até 15 de setembro e a multa passou de 1.5mil por hectare queimado.
Mato Grosso é o campeão do pais nas queimadas.
Segundo o Instituto Nacional em meteorologia (INMET), de acordo com Morgana Almeida "As chuvas começam a mostrar um cenário de quebra de bloqueio do tempo seco em MT".

Bibliografia


ivanpereirajuina.blogspot.com
www.portonoticias.com.br
www.deolhonotempo.blogs.pot.com
oglobo.globo.com/cidades/not/2010 pouiçao


Aluna:Wéllyda 1.A

Nenhum comentário:

Postar um comentário