terça-feira, 5 de outubro de 2010

Queimadas e a Poluição no Ar


As queimadas são praticadas na preparação do solo para a agricultura, e a seca são as principais causas do alastramento do fogo nas matas dos países.O nosso estado ocupa 7% da área do Pantanal, onde a região é uma planície aluvial influenciada por rios que drenam a bacia do Alto Paraguai, onde se desenvolve uma fauna e flora de rara beleza e abundância.
Em nosso estado tem crescido um número assustador de queimadas, estamos com uma pesquisa que o nosso estado é campeão de queimadas, com a edição do dia 09/07/2010 pesquisada na Internet, no site:http://g1,globo.com/bom-dia-brasil/noticia/, nos mostra que as " queimadas crescem 60% em Mato Grosso e aumentam a poluição do ar", e isso tem nos prejudicado muito com essa poluição no ar.
A Poluição é, segundo a Nova Enciclopédia Barsa-Rio de Janeiro - São Paulo de 1998-Volume 11, nos fala que a " poluição é um termo empregado para designar deterioração das condições físicas, químicas e biológicas de um ecossistema e, que modifica o meio ambiente". Para ficarmos mais informados vamos saber o que é poluição no ar.
De acordo com a Nova Enciclopédia Barsa, a poluição no ar ocorre a partir da presença de substâncias estranhas na atmosfera, sendo facilmente obervavel, pois provoca a formação de partículas sólidas de poeira e fumaça.
Segundo o noticiário publicado no dia 15/08/2010 ás 11h 14m, no site :www.oglobo.globo.com.br, diz que em nossa capital foram inúmeras as causas de doenças respiratórias , causadas por esta poluição no ar.
A poluição emitida pelas queimadas em Mato Grosso e cinco (5) vezes maior que a do estado de São Paulo, segundo diz a reportagem no site:http://www.oglobo.com/cidades/mat/2010/08/15 poluição-emitidas-no-mato-grosso. E junto com essa reportagem o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inep), diz que nos 13 dias de Agosto , Mato Grosso emitiu 1milhão e 800 mil toneladas de monóxido de carbono.
Sabemos que o nosso estado é ocupado 49.452 quilómetros quadrados do Pantanal e em 2005 foram registrado cerca de 1.700 focos de calor e já em 2010 foram mais de 6.871 focos de calor, cerca de 5 anos vemos uma grande mudança, onde tem aumentados muito o número de queimadas em nosso estado.

Os resultados adversos pela prática das queimadas são inúmeras.Atingem diversas áreas:meio ambiente, energia, economia e principalmente a saúde da população.As informações referentes as doenças, associa ao aparelho respiratório o qual representa em média de 20% do total das morbidades e mortalidades.O nosso governo tem punido essas pessoas que colocam fogos ou fazem queimadas em terrenos baldios, onde não tem autorização pelo Ibama com a punição de 1,5 mil por hectare.
Segundo diz a notícia no site:http://www.diariodecuiaba.com.br nos mostra que deveria inspirar mais cuidados por parte do poder público, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Smades), responsável pelo projeto Quadrante, que combate o fogo na área urbana, e o Comitê Estadual de Gestão do Fogo já informaram que não vão intensificar as ações contra queimadas em Mato Grosso antes da época habitual.

Bibliografia:
www.diariodecuiaba.com.br
www.g1.globo.com
www.oglobo.com
www.redepantanal.org.com
Nova Enciclopédia Barsa - Rio- de Janeiro - São Paulo-1998-Volume 11.

Lídia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário