terça-feira, 5 de outubro de 2010

Queimadas: alerta ao Mato-Grosso

Como sabemos, o número de queimadas hoje no mundo, podemos considerar incontáveis, pelo aumento a cada dia maior. E são elas uma das principais causas das destruições do nosso planeta. E ao falar nesse assunto, eu não poderia esquecer de citar, "Mato-Grosso", que é o campeão mundial de fogo, segundo o pesquisador da Nasa, Cláudio Angelo no Site: g1.globo.com.
Em uma comparação que eu fiz, pesquisando no site do INEP, onde diz que o total de focos de queimadas no Brasil "triplica" na comparação com 2009-> Em 2009 chegava a mais de 70.000, neste ano, um aumento de 185% na comparação com o período do ano passado. O período prolongado de seca fez com que 2010 seja o terceiro pior ano desde 2005, quando foram registrados mais de 90.000 focos.
As unidades da federação com maior número de focos de incêndio são registrados em Mato-Grosso, com 21.067 com uma elevação em relação a 2009 de 305%.
Através de algumas pesquisas efetuadas em alguns sites da internet, informei-me que o nosso estado (MT) é o que mais queima no país. E prosseguindo com as pesquisas, descobri também que Mato-Grosso, onde a floresta amazônica tomba a taxas alucinantes para dar lugar a pastos e lavoura, é o lugar com o maior número de queimadas do planeta.
Nessas queimadas o fogo nem sempre é provocado exatamente pelo homem, porque existe também o fogo provocado por raios e reflexos de vidros, que normalmente, ocorrem em uma área de vegetação seca, que acabam procando grandes incêndios. Vale lembrar também que existem as queimadas Legais e Ilegais. As queimadas legais, são aquelas chamadas de "queimadas controladas", a aplicação do fogo na vegetação é feita sob determinadas condições ambientais que o mantenham confinado em uma determinada área, intensidade de calor e velocidade de espalhamentos desejáveis. Antes de concederem a autorização, os órgãos, responsáveis analisam detalhadamente as condições do terreno, como topografia, vegetação e variáveis meteorológicas. Também são consideradas as técnicas de queimas os aspectos legais da região, equipamentos e ferramentas apropriadas. Além disso o IBAMA instrui o agricultor sobre como queimar da forma correta.
E já as "queimadas ilegais", são aquelas no qual não existe qualquer tipo de auttorização das autoridades responsáveis. Ex:(IBAMA).
Para combater este risco o Ibama, através do Prevfogo ( Sistema Nacional de Prevenção e Combatee aos Incêndios Florestais), capacita brigadas em cidades com alto risco de incêndios. Essas brigadas são compostas por bombeiros e guardas municipais locais, já foram formados este ano 56 brigadas, concentradas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Obs: Informações no site: (www.semaca.ce.gov.br).
Em uma pesquisa postada em nosso blog (1ºA), pelas alunas Flávia e Márcia, diz que, entre 1º de janeiro de 2010, foram registrados 6.871 focos de queimadas em nosso estado (Mt). Lembrando que é mais que o dobro do mesmo período do ano passado: 3.376 focos.
Crescimento que não é nem um pouco vantajoso para nós, e como podemos perceber a tendência é só piorar.
Realidades que poderiam ser evitadas se as pessoas se conscientizassem que essas más atitudes (queimadas), os únicos atingidos somos nós mesmos, causando doenças muito complexas para nosso corpo. E sem contar que cada vez mais a nossa cidade, o nosso "estado", o nosso pais, e principalmente o nosso planeta está pedindo socorro, porque dia-após-dia está desaparecendo, e infelizmente o tempo jamais nos esperará para que possamos deixar essa causa intacta como se nada estivesse acontecendo, sendo que podemos tomar uma atitude hoje!
"Vamos nos alertar para essas causas em nosso estado e paneta: eles estão pedindo socorro!"

bibliografia: Expressomt.com.br
www.preservemt.com.br
www.globoamazônia.com
oglobo.globo.com
g1.globo.com
www.semace.ce.gov.br


aluna: SÍRLEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário