terça-feira, 5 de outubro de 2010

Bioma Pantanal

Antigamente o Pantanal de Mato Grosso era um dos maiores, mais ,complexos e mais frágeis ecossistemas do planeta. Pouco mais de dois séculos ele vem resistindo à convivência com o homem civilizado.
No Pantanal existe uma biodiversidade que só perde para a da Amazônia. São espécies de aves, 95 de mamiferos, 162 de répteis, quarenta de anfíbios, 1.100 de borboletas e mais de 1.700 de Plantas.
A preservação do Pantanal se deve à condições históricas e geográficas. Ao contrário da mata Atlântica e da Amazônia, formadas principalmente por terras devolutas, cada centímetro do Pantanal tem um dono.
O Pantanal é uma planície alagada cercada de planaltos.

Desmatamento no Pantanal

O avanço do desmatamento é uma das consequências do declínio da pecuária extensiva tradicional.
Por poucos séculos atraz a criação de gado conviveu em harmonia com o ecossistema do Pantanal. No Pantanal nascem em média quatro bezerros para cada dez vacas, enquanto no planalto chega a nascer nove.
O resultado do desmatamento é a redução progressiva das matas de cerrado e da tropical, refúgios ecológicos importantes para espécies como o veado-mateiro e a arara-azul. introdução da braquiaria também tende a afastar alguns animais. O número de espécies de réptei e anfíbios cai pela metade em locais em quem o solo é coberto por esse tipo de capim.
"A branquiária é uma espécie de monocultura, e sempre que você substitui um ambiente complexo por um simples perde diversidade biológica", dez o biólogo Walfrido Tomás, um dos responsáveis pela pesquisa.

Na área do Pantanal as partes mais desmatadas em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Mato Grosso

1º Porto Esperidião
Araputanga
3º Glória do Oeste
4º Reserva do Cabaçal
Lambari do Oeste
Cáceres
7 °N. Senhora do Leverger
11º Jucimeira
12º Barão do Melgaço
13º Itiquira

Mato Grosso do Sul
14º Corumbá
15º Sonora
16º Coxim
17º Rio Verde de MT
18º Rio Negro
19º Aquidauana
20º Miranda
21º Bodoquena
22º Porto Murtinho
23º Ladário

IBAMA flagra 14 mil ha de desmatamento no Pantanal
O IBAMA-MS (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) flagrou desmatamento de 14 mil hectares ao sobrevoar áreas do Pantanal nos municipios de Coxim e de Porto Murtinho.
Foi notificado e deverá apresentar em dez dias documentação que comprove autorização para desmatar os quatro mil hectares. Caso não tenha, responderá a sanção administrativa e pelo crime ambiental.
Já a multa pela área desmatada é calculada com o valor de R$ 1 mil a cada hectare desmatado sem autorizaçaõ e R$ 5 mil se a área for APP (Área de Proteção Permanente) ou Reserva Legal.
O chefe da divisão de Proteção Ambiental do IBAMA explicou que agora serão analisadas as imagens coletadas nas áreas e a documentação apresentada pelos fazendeiros. Segundo o IBAMA, serão usadas imagens de satélite para quantificar a área real de desmatamento.
Fiscalização- Luis Benetti explica que a fiscalização ocorreu após denúncia feitas ao IBAMA sobre o desmatamento na região do Pantanal para a criação pecuária. Seis propriedades foram alvos dos trabalhos, mas em apenas duas foram constatadas irregularidades.

Sites: Os quais foram pesquisados:

htto://www.invivo.fiocruz.br/cgilua.exe/sys/strt.htm?http://www.rbc.ufrj.br/_pdf_59_2007/59_01_3.pdf

Aluna: Stéffany Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário