terça-feira, 5 de outubro de 2010

Bioma do Pantanal

O pantanal é uma área úmida com a maior diversidade de espécies de aves no mundo. Ele ocupa a parte do Sul do estado do Mato Grosso e o noroeste do Mato Grosso do Sul. Essas são as regiões brasileiras do bioma, que somam cerca de 137 mil km². Além da fronteira, ele continua pelo norte do Paraguai e ao leste da Bolívia. Localizado próximo à Amazônia e ao cerrado, o pantanal guarda espécies de fauna e flora, além de apresentar espécies endêmicas, ou seja, que só podem ser encontradas naquela área geografica, nativa da região.
Por sua rica biodiversidade, o pantanal é considerado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) um Patrimônio Natural Mundial.

* Aves do Pantanal

No pantanal Matogrossense há grandes diversidades tanto na fauna, flora e vegetaçãao etc, mas as aves formam a grande beleza do Pantanal, o Tuiuiú é a ave símbolo do pantanal. Com as asas abertas ele chega a medir dois metros de envergadura, mas não é só o Tuiuiú que chama a atenção no céu do pantanal. Também se destacam aves como garças, urubus, araras, papagaios, periquitos e falcões. As aves são a maior e mais variada população (são 656 espécies) mas a região abriga populações vigorosas de espécies ameaçadas de extinção como a arara-azul. Foram encontradas 117 espécies que ocorrem na planície pantaneira, 9 das quais incluídas em lista globais e na listas brasileiras de espécies ameaçadas. Das 117 espécies, 28,2% são de habitats florestais, 6,8% são de ambientes abertos, 4,3% de cerrado 14,4% são aves aquáticas. A importância de se estar atento à situação das aves raras e ameaçadas é justificar porque o pantanal é considerado uma área ainda pouco alterada por atividades humanas, e que, portanto, pode se contituir no útimo grande refúgio que abriga populações vigorosas destas espécies. O pantanal tem uma população de ninhos ativos que já foi estimada em cerca de 15 mil.
Porém as aves em risco de extinção já estam sendo criadas em locais apropriados sob supervisão de biólogos e pessoas especialistas no comportamento de aves, com o objetivo de aumentar as espécies ameaçadas.

* Bibliografia

- www.apantanal.com.br
- www.cpap.embrapa.br
- www.invivo.fiocruz.br
- www2.petrobras.com.br


Aluna: Gisele da Silva Ferreira 1º A

Nenhum comentário:

Postar um comentário