terça-feira, 5 de outubro de 2010

Desmatamento no Pantanal

O desmatamento é um processo de desaparecimento de florestas, principalmente causadas pela atividade humana . Os tipos de desmatamentos são: as queimadas, as derrubadas das árvores (o desflorestamento), a poluição do ar e dos rios.
A natureza fica em risco quando falamos de desmatamento, mas de várias outras formas isso acontece, como a fumaça das indústrias, a extinsão dos animais, entre outros acontecimentos.
Antigamente havia muita fumaça que vinha das indústrias e dos carvoeiros, onde o ar não tinha umidade, que quando se juntava com a poeira das estradas ficav uma mistura concentrada perto das superfícies onde se estendia por quilômetros. O ar e a fumaça e a seca do Pantanal tomava conta de toda a região.
Outro caso de desmatamento no pantanal era pela a agricultura. O avanço dessa fronteira agrícola sempre que o preço da terra era valorizado com o mercado da terra, era invadido por empresários de focos de fogo e a área de desmatamento aumentava. A prefêrencio pelo fogo era simples: ao invés de esperar uma licença ambiental, tocavam fogo logo. Era de costume os agricultores terem irregularidades na situação de sua própria terra como não ter uma documentação, ou ,era terra pública e estava inválida essa documentação.
Mas hoje em dia o desmatamento no Pantanal está sendo cuidado; o governo está fazendo ações como combater o desmatamento e manter o Pantanal conservado.
Uma destas medidas são os 20% de reserva legal que a propriedade rural deve ter. Mato Grosso do Sul vem desmonstrando que as ações do governodo Estado para combater o desmatamento estão no caminho certo.
O governo está incentivando os proprietários a investirem e obterem um retorno com o reflorestemento. Confiantes o governo está de que nos próximos cinco anos o desmatamento será revertido e o mercado consumidor de carvão será abastecido predominamente com as florestas plantadas chamadas de florestas para o consumo da produção de carvão.
Um pouco disso diminuir os números de focos de calor e desmatamentos que estão altos.Veja a tabela a seguir:
ANO FOCOS DE CALOR
200 1.406
2001 5.726
2002 1.715
2003 1.395
2004 3.605
2005 6.199
2006 586

bibliografia

???



ALUNA :Janaina Nunes Tavares de Almeida.




Nenhum comentário:

Postar um comentário