terça-feira, 26 de outubro de 2010

Música Sertanejo

"O sertanejo é, antes de tudo, um forte", escreveu Euclides da Cunha em "sertãoes" , lá em 1902 , referindo-se ao homem nordestino que sempre sobreviveu ás mazelas.Mais de um século depois , a frase continuou atual e facilmente aplicavel á realidade do gênero musical homônico e genuinamente brasileiro.Entra moda sai moda, entra altos e baixos, o estilos sertanejo resiste e persiste.
Depois da explosão nacional de Chitãozinho e Xororô e Zezé Di Camargo e Luciano, nos anos de 80 e 90, a musica do interior volta a ganhar fôlego.Hoje até quem resistia a aderir acabou se rendendo ao charme do sertanejo, foi a partir deste pública que surgiu o termo para denominar o atual momento desse estilo musical:o "Sertanejo Universitário", que caiu nas graça inclusive dos moradores da cidade grande.
Musica de fase,o seratnejo já passou por , pelo menos três fases:no início, era a música caipira,de raiz,feito moda de viola, que cantava os causas do homem do campo;depois convencionou-se chamr música sertaneja o misto de canções que falavam sobre a vida no interior e as paixões sofridas, ganhando a de "música de corno".
O fato atual
O "movimento" universitário teria tido início no início dos anos de 2000, semeado pela dupla Bruno e Marrone.Entrou, então terra fértil no Mato Grosso do Sul e em Minas Gerais, sendo cultivado, ao mesmo tempo por João Bosco e Vinícius, além de César Menotti e Fabiano.
VInícius da dupla João Bosco, ele explica em detalhes o por que "universitário" na nomenclatura:
Eles começaram a ficar conhecido na facudades de fisioterapia, e João lel fazia odontologia, tocando entre os universitários nas noites de Campo Grande(MS).Isso explica o por que se tornou "Sertanejo Universitário"

Fonte:Site pesquisado:extra.globo.com

Beatriz Gomes 1ºA

Nenhum comentário:

Postar um comentário