terça-feira, 5 de outubro de 2010

BIOMA DO PANTANAL

O termo Bioma é derivado da palavra "BIOS", ou seja, vida. O Bioma do pantanal trata-se de um conjunto de ecossistemas que possui certo nível de homogeneidade. São as comunidades biológicas, ou seja, as populações de organismos da fauna e da flora interagindo entre si e interagindo também com o ambiente físico chamado Biótopo.
A importância do Bioma do Pantanal é significativo ao povo Brasileiro, pois é destaque no mundo e principalmente no Brasil por sua beleza.
O Pantanal tem como característica normal a umidade, pos ser composta pela bacia hidrográfica Pantaneira, porém, as queimadas vem se destacando no pantanal, fazendo com que o clima fique seco.
As queimadas são resultados da falta de respeito do homem com o planeta, como por exemplo, os agricultores que queimam resíduos de colheitas para combater pragas, como as provocadas pelo bicudo do algodão, para reduzir as populações de carrapatos ou para renovar as pastagens.
O fogo também é utilizado para limpar algumas lavouras e facilitar a colheita; como no caso da cana de açúcar, cuja palha é queimada antes da safra.
Existem vários tipos de queimadas, como por exemplo: queimadas de pequenos agricultores , que precisam limpar as áreas de plantio após a derrubada da mata; queimadas acidentais, que decorrem da negligência e pouco caso de outras queimadas, e que se propagam a longa distâncias, podendo invadir área de proteção ambiental, parques, etc; e queimadas de resíduos de plantações, como ja dito anteriormente.
As queimadas no pantanal tem sido uma preocupação constante nessa época do ano, ou seja, no período de seca, quando parte dos danos nesse ecossistema chegam a ser sentidos nas cidades integrantes das áreas, que ficam cobertas de fumaças e cinzas. Como nós sabemos, o fogo pode ser provocado de várias maneiras, entre elas, raios, reflexão de vídros, e antropogênicas (provocadas pelo homem- casualmente, programadas ou desordenadas).
No ano de 2005, na segunda quinzena do mês de julho foram vistos vários incêndios em diferentes áreas do Pantanal, como um localizado no município de corumbá queimando mais de 500 hectáres. Pouco mais de 500km daquela queimada havia um outro foco e, assim foram vistos vários focos de corumbá e miranda, num só dia.
Não foi acaso que a Embrapa Pantanal, via INPE, constatou entre o período de julho até 22 de setembro o absurdo de 5568 focos de queimadas no pantanal e que as queimadas estão espalhadas por toda a região queimando diversas formas de vegetação.
Segundo a pesquisa, o futuro do Pantanal para aqueles que o visitam será de perplexidade, tal como: "O SONHO ACABOU". È difícil concordar com uma perda tão grande como esta jóia que Deus deu de presente ao homem, sumir de nosso mundo.
Que Deus dê mais entendimento ao homem: chuva na medida e no tempo certo e tudo o nescessário para todas as espécies vivas do Pantanal para continuidade e alegria de todos.



Bibliografia
????


Aluno: Fagner Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário