terça-feira, 5 de outubro de 2010

O artesanato na vida das pantaneiras



Em noticias (site: www.redeáguapé.com.br)do site rede água pé que fala de atividades econômicas no pantanal a primeira atividade que é lembrada e a criação de gado. Mas tem várias; uma das principais que ajuda a desenvolver melhorias ao pantanal e o artesanato que e produzido na maioria por mulheres, as pantaneiras. Em noticias de 2004 e de 2010 publicados na internet, podemos comparar o que acontece para o desenvolvimento da produção do artesanato no pantanal.

As mulheres pantaneiras quando começaram a desenvolver o artesanato, viam como apenas um passatempo divertido, como se fosse uma terapia para relaxarem pintando,costurando,bordando e esculpindo a madeira e a aproveitando o barro.

Em 2004 as pantaneiras conseguiram levar esse lindo artesanato para a I Conferencia Nacional de Política para Mulheres, reaalizado em julho de 2004 nós dias 15,16 e 17 em Brasília, DF.
Com seus produtos artesanais as pantaneiras estão(conservando e preservando áreas da região). No artesanato, é usado até o capim para fazer o artesanato de taboa, o couro do peixe e usado para fazer bolsas, acessorios e bijoterias; tem o artesanato até com sementes.
Em noticias de 2010 (terramagazine.terra.com) informa que o artesanato passou por algumas modificações por exemplo; agora além das mulheres fazer porque gostam, elas fazem para poder ajudar no sustento de suas casa.E como objetivo de conseguir com seus artesanatos ajudar na preservação ao pantanal surge a Associação Pantaneiras na Ativa.
A idealista dessa associação e Nilma Infran da Silva.Diz que elas "lutam por indepêndecia e União". É porque a Nilma pensa que com a união todos podem ajudar o mundo e o pantanal a melhorar...

Bibliografia
WWW.redeáguapé.com
terramagazineterra.com

joice karlla

Nenhum comentário:

Postar um comentário