Aluno Leitor - Cícero Galdino (Resumos e resenhas - trechos)

Livro: A cabana
Autor: Willian Young
Resumo
O livro "A cabana" retrata a história de um homem chamado Mackenzie Phillips, que quando pequeno sofria com o relacionamento dos pais. Seus pais eram evangélicos, mas seu pai tinha um problema com o vício pelo álcool e quando se embebedava batia na esposa ao voltar para casa.(...)
Mack fez uma coisa terrível e foi embora de casa e nunca mais voltou. Cresceu, casou-se e teve três filhos Kate, Josh e Missy. Mack amava muito sua família. Um dia vai acampar com sua família e se envolve em um acidente. Seus dois filhos mais velhos caem de uma canoa, mas Mack consegue resgatá-los. Porém, deixa sua caçula Missy sozinha no camping e quando volta para procurá-la não a encontra. Missy desapareceu. Mack fica desesperado ao saber que por ali andava um assassino de meninas dessa idade. Mack recebe um bilhete para ir a cabana, o bilhete é assinado por Papai, que era o próprio Deus. Mack vai e a partir daí recebe a revelação e compreende tudo.

Livro: A menina que roubava livros
Autor: Markus Zusak
Resenha

A menina que roubava livros, de fato os roubava, pois não tinha condições de comprá-los. A família que a adotou era muito pobre.
[ ... ]
O livro aborda a guerra hitlerista, os alemães não podiam manter contato com os judeus durante essa época, muitos judeus imigraram para outros lugares pois iriam a falência. Pelo menos os que tinham comércio estavam se salvando.
O livro é cheio de fortes emoções, traz sentimentos de amizade, fidelidade, caráter, muitas dessas qualidades no mundo de hoje estão se dissipando. Aborda valores da vida, que em muitos estão desacordados. Também é informativo, ensina algumas palavras em alemão que não são de muita serventia, mas que aparece muitas vezes nos textos, como ZAUMENSCH e ZAUKERL.

Livro: O anel dos nibelungos
autor: Richard Wagner
Resenha

O livro retrata a história de dois jovens, Sigfried e Helena, uma das valquírias que fora expulsa por seu pai Zeus da moradia dos deuses por desobedecer sua ordem.
[ ... ]
O livro desperta a curiosidade no leitor, além de lhes proporcionar um pouco mais de estudo sobre a mitologia grega que um dia será útil em algum concurso ou coisa do gênero.
a inveja, o ciúme, ambição, são traços fortes em vários personagens do livro que prejudicam aos outros invés de ajudá-los, características dos humanos perversos e capazes de tudo para conseguirem o que querem.

Livro: A insônia do vampiro
Autor: Ivan Jaf
Resenha

A história é de um vampiro que se queixa, pois os vampiros só saem à noite, então quer dizer que ele passaria a tarde inteira rolando dentro do caixão. O vampiro morde um bebezinho que acaba de nascer, mas o bebê não é transmutado, mas não se alimenta muito do leite materno, prefere sangue. Um bebê que no futuro terá incríveis habilidades, diferente de seu irmão gêmeo, que é uma pessoa basicamente comum, normal.
Quando os que mantém a ordem dos vampiros descobrem esse feito, querem matá-lo, onde desencadeia uma guerra.
A história se passa em Portugal em séculos passados, relata a peste bubônica que matou milhões de pessoas. É um livro informativo, cheio de novidades. Fala sobre o amor de um vampiro que sempre quis ser pai, então fez o que fez com o pequenino, filho de um pescador.

Livro: O herói e a feiticeira

O herói é um príncipe injustiçado que busca governar seu reino. Medéia, a feiticeira é temida por todos os povos do lugar. Hera, uma divindade do Olimpo se sente ofendida e insultada porque Pélias, tio do príncipe Jasão, não a cultua nem oferece sacrifício em sua homenagem. Arquiteta um plano de vingança usando esses dois jovens. O plano de Hera começa quando ela se passa pr uma velhinha decrépta a beira da morte. Ao atravessar um lago, fazendo de tudo para ver se o jovem a ajudaria. No momento da  travessia um monstro do lago ataca, mas Jasão não a solta, carrega-a até completar a travessia. Ela consegue o que quer. Manipula o príncipe. [ ... ]
O livro é baseado na mitologia grega e mostra o lado ruim dos deuses. Hera considerada a deusa do casamento, era astuta e dissimulada. Um ótimo livro para quem aprecia este tipo de história, ajuda-nos a entender melhor a mitologia grega que é fascinante. A história é bem dramática e ao mesmo tempo trágica. Para quem gosta de uma mistura de emoção, recomendo.