quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Atletismo

O atletismo é um conjunto de esportes por três modalidades: corrida, lançamentos e saltos. De modo geral, o atletismo é praticado em estádios, com exceção de algumas corridas de longa distância, praticadas em vias públicas ou no campo, como a maratona.

Dentro do atletismo são disputadas as provas de corrida, lançamentos e salto. As mais famosas são de corrida. É nessa cartegoria que acontece a disputa do homem mais rápido do mundo nos 100 metros rasos. Quase todas as provas de atletismo, exceto maratona, são disputadas em estádios e a modalidade faz parte dos jogos olímpicos desde a era maratona.

A prova de corrida, sendo a mais praticada no atletismo, também e dividida em várias etapas como curta distância (100m, 200m e 400m), média distância (800m, 1500m e três mil metros) e longa distância (cinco mil metros, 10 mil metros e 42,195km).

O atletismo é disputado em uma pista composta por oito raias, cada uma com um metro e vinte e cinco centímetros de largura. No formato oval, a pista tem 400 metros de comprimento.

Na corrida de 100 metros rasos, como ja disse anteriormente, é definida o homem mais rápido do mundo, que na atualidade está o jamaicano Usaim Bolt com seu record histórico de 9s58, é uma das modalidades que caracteriza o porte físico, sem ela o atleta não tem a mínima condição de chegar entre os primeiros, por isso requer dedicação e concentração.


Aluno: Fagner Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário