terça-feira, 25 de maio de 2010

Gírias ou expressões populares de telejornal

Hoje em dia é comum todos usarmos "Girias",diferente de antigamente,onde o normal era usar a linguagem culta,mas com o passar do tempo e o surgimento da tecnologia, como principalmente a "internet", surgiu também as abreviações utilizadas principalmente em chats, como msn e orkut, entre outros.
Ao comprar a linguagem de antigamente para a linguagem atual é o caso de assustarmos,pois foi gigantesca a mudança.Uma palavra muito usada e que pode sevir de bom exemplo para percebermos a mudança ocorrida em nosso português é a palavra, ou seja o pronome pessoal "você".Antigamente, falava-se "Vósmicê" depois Você e agora já existe até o Cê, e até vc usada pela internet.
Em nossa pesquisa em sala de aula encontramos algumas Gírias ou expressões faladas por apesentadores de telejornais,com:
GÍRIAS: SIGNIFICADO:
Caiu no mundo Fugiu, foi embora
Mega cidade Cidade grande
Isso tá na moda Usando muito
Os lances As jogadas
Né? Não é?
Barbaridade Trajédia
O cara O homem
Vê se pode! Inacreditável!
É pra cabá! Não tem cabimento!
Fim da picada Coisa absurda
Vai encarar? Vai em frente
Bacana Bom, legal

Essas Gírias ou expressões são mais usadas pelo público jovem em nosso dia-a-dia.
Então podemos observar que mesmo no momento em que se deve usar somente linguagens cultas, faz se uma volta e sempre dá um jeitinho de encaixar alguma gíria. Mas então concluímos que o vocabulário atual jamais voltará a ser como o de antigamente, pois sa gírias são o vocabulário moderno que muitas vezes destrói o nosso português que está cada vez mais difícil de ser ensinado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário