quinta-feira, 22 de julho de 2010

Paráfrases de Cantigas Trovadorescas

Cantiga de escárnio
Pero Larouco
Sobre vós, senhora, eu quero dizer a verdade
e não já sobre o amor que tenho por vós:
senhora, bem maior é vossa torpidez
do que a de quantas outras conheço no mundo;
tanto na feiúra quanto na maldade
não vos vence hoje senão a filha de um rei.

Paráfrase de Márcia Vivianne - 1° B

Sobre você, moça, eu quero dizer a verdade
e não já sobre o amor que tenho por você:
moça, bem maior é sua ignorância
do que a de tantas outras que conheço no mundo
tanto na feiúra quanto na maldade
você vence hoje somente a filha de um rei.

Cantiga de Estevam Coelho (trecho)

Estava a formosa seu fio torcendo
Sua voz harmoniosa, suave dizendo
cantigas de amigo.

Paráfrase de Clarice de Souza - 1º B

Estava tão meiga fazendo tricô
Sua voz tão bela, suave dizendo
poesia de amor. (...)

Trecho da Cantiga da Ribeirinha (versão atualizada em Português).
(...)
E, minha senhora, desde aquele dia, ai!
Tudo correu muito mal para mim,
e vós, filha de Dom Paio Moniz,
parece-vos suficiente e satisfatório
que eu deva receber por vosso intermédio
uma guarvaia (por pintar vosso retrato);
pois eu, minha senhora, na verdade como prova de amor
nunca de vós recebi nem receberei
nem o simples valor de uma correia.

Trecho de Paráfrase de Mirlene - 1º B
(...)
Menina, desde aquele dia, nossa!
Tudo correu muito mal pra mim,
E você, filha de rico,
poderia me dar uma recompensa melhor
por ter pintado você naquele quadro
mas não recebi e nem receberei de você
nem uma simples merreca.

2 comentários:

  1. PARABÉNS MENINAS, VOCÊS SÃO MUITO CRIATIVAS!

    ResponderExcluir
  2. Excelentes paráfrases, adorei. Vocês são mesmo inteligentes e capazes de realizar qualquer atividade proposta!!!

    ResponderExcluir