quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Regras do Hipismo


O hipismo se divide em três modalidades: salto,CCE (concurso completo de equitação), e adestramento. Todas elas podem ser disputadas individualmente ou por equipe e comportamento ou por equipe, e comportam tanto por mulheres e quanto por homens.
SALTO- o cavaleiro precisa superar de 12 a15 obstáculos dos mais diversos tipos espalhados por uma pista de 700m a 900m. A punição ao conjunto vem se forem cometidos faltas, tais como derrubar ou desviar um obstáculo, refugar antes do salto, ultrapassar o limite de tempo, errar o percurso ou uma queda do cavaleiro.
ADESTRAMENTO-o cavaleiro precisa executar em tempo determinado alguns movimentos obrigatórios em uma área de 60cm de comprimento por 20m de largura.
CONCURSO COMPLETO DE EQUITAÇÃO (CCE)-os cavaleiros participam de saltos, adestramento e uma prova cross country. São três dias de disputa e o campeão é aquele que tiver mais pontos negativos.


FONTE:esporte.hsw.uol.com.br/hipismo-jogosolimpicos3.htm

Aluna : Janaína Nunes Tavares de Almeida.

domingo, 21 de novembro de 2010

Formação sobre o Ensino Médio Integrado







De 16 a 18 de novembro, em Cuiabá, a diretora Margarete e os professores Hellwize, Eliene, Shirley, Ronivon e Marcio participaram do SEMINÁRIO DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: princípios e pressupostos. O seminário destinou-se a apresentar as teorias e leis que sustentam a criação e implementação do novo Ensino Médio.
Os palestrantes explicaram como as escolas devem proceder para que em 2011 ofereçam um ensino médio que sirva para preparar o jovem estudante para exercer uma profissão técnica e também para continuar seus estudos entrando em universidades de cursos superiores. Esses professores repassarão informações para os demais profissionais educadores da escola para que todos possam compreender o seu funcionamento. Esperamos que o seminário sirva para melhorar cada vez mais o ensino da escola Wilson de Almeida e faça dela e de seus alunos uma referência no ensino do Estado de Mato Grosso.

Prêmio Gestão Escolar


A diretora Margarete e o professor Márcio estiveram em Cuiabá no dia 18/11/2010 para participar da solenidade de entrega do Prêmio Gestão Escolar. Este prêmio foi criado para reconhecer e divulgar os trabalhos e experiências que contribuem para uma educação melhor nos municípios de todo o Estado.
A escola não ficou na primeira colocação, mas marcou presença mostrando os projetos desenvolvidos pelos alunos e professores que atuam na escola e estiveram presentes em 2009. Parabéns Escola Wilson de Almeida e também a Escola João Monteiro que também esteve presente neste evento.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Sapatos esculturais

Sapatos ou esculturas? o trabalho de novos estilista de calçados tem chamado atenção pelas formas inusitadas. Muita gente se pergunta sobre o conforto das peças mas os estilistas garantem: os modelos devem ser usados!. A designer inglesa Chau Har Lee é um dos grandes nomes e acaba de lançar seua última coleção. Os novos sapatos foram inspirados no designer de carros, produtos e arquitetura. A designer diz: " os sapatos precisam sustentar o peso de uma pessoa por isso escolhi usar materiais fortes, duráveis e que sustentam peso."Sobre a usabilidade dos modelos: a designer garante que eles são criados para os pés e não como objetos de arte.
O holandês Marloes ten Bhomer tem seus modelos em formas de origamis, já a grife Alexander McQueen tem os seus saltos barrocos em sua última coleção. Afinal, o estilista foi fã dos sapatos-esculturas.

sapato bhomer


Nome: Gisele da Silva Ferreira 1º ano A

Fonte de pesquisa: http://gnt.globo.com/Estilo

futebol americano

aluno: Yago Serie:1°A
Futebol americano
O Futebol Americano foi inventado por americanos e primeiramente jogado em universidades no inicio do século XIX, praticado sem qualquer tipo de proteção muitos jogadores saiam contundidos e é a partir deste ponto que começamos a falar um pouco mais das Regras.


Proteção – É obrigatório para todos os jogadores o uso de capacetes, Shoulder Pads (que são uma espécie de colete que deixa o jogador com aquele aspecto de capitão América), Jockstrap (protetor da Genitália), Meias, Camisetas e Chuteira e Tênis (dependendo muito do gramado utilizado) e ainda o protetor de joelhos, coxas e quadril, que são na maioria das vezes costurados junto com a calça, a nova tecnologia da Nike traz ainda além desses 3 um protetor de Cóccix.Campo de Jogo – o campo de Jogo deve medir 120 jardas de Comprimento (menos 10 de cada endzone – locais onde anotam os touchdowns) por 50 de Largura.


Bola football


A bola de futebol americano é uma evolução da bola de rúgbi. A bola de rúgbi surgiu em 1857, e foi a bola oficial do football até 1896 quando o termo "prolate spheroid" surgiu para definir o formato da bola de football. O tamanho não seguia uma medida padrão, somente existia uma descrição oficial do seu formato. Hoje as bolas são mais alongadas e aerodinamicamente designadas para girar em torno de seu longo eixo quando lançadas pelo ar. A bola oficial da NFL desde 1941 é fabricada pela Wilson. Todas são fabricadas com um alto controle de qualidade e monitoradas e com participação de pessoas qualificadas que comandam as máquinas. A bola é feita de couro natural e costurada a mão na finalização da mesma. Abaixo estão as especificações oficiais da NATIONAL FOOTBALL LEAGUE.

Bibliografia:

JUDÔ

Os princípios do judô


Jigoro Kano se inssspirou em 3 principíos para idealizar o judô

SEIRYOKU-ZEN-YO:máxima eficiência com o mínimo de esforço.
JITA-KYOEI: bem estar e beneficios mútuos.
JU:suavidade
O principio da maxíma eficiência com o minimo de esforço foi criado para atender não só as expectativas físicas abordadas nos treinos e combates, mas também criar um espírito forte, que caminhe junto com o corpo. Segundo o Jigoro Kano, sem uma ordem e harmonia entre o corpo e a mente, nenhum judoísta consegue alcançar o equilíbrio e a eficiência. K ano , ao criar o judo queria formar seres humanos melhores e mais reflexivos, desenvolvendo em cada um uma interpretação das operações cotidianas, por meio de um raciocínio filosófico.
aluna:joice karlla
artes marciais coleção ano 2 nº 9.

Música Rebolation

Rebolatio (pronunciado como Reboleixon) é um estilo de dança proveniente das raves de psy trance no Brasil e divulgada pela internet que possui como característica a dança sob música eletrônica, movimentando os braços e as pernas de forma solta, pelo solo, onde o dançarino parece deslizar na superficie.
Na dança Rebolation são utilizados vários passos e um dos principais denotar "andar" para frente, praticamente jogando um pé para frente e virando o outro com o calcanhar; além de existir também o Rebolation para trás (abrindo e fechando os pés, formando um "V" ) e para o lado (deslizando para o lado e abrindo e fechando os pés , formando um "V" ).
Bem como para trás, dando uma impressão de deslizamento como o citado.
Algumas pessoas consideram a dança Rebolation uma arte e a usam como uma forma de lazer.


htt p:// pt.wikipédia.org/wiki/rebolation.


Aluna: Stéffany Gomes

Filme Eu os declaro marido e Larry

O filme fala sobre dois amigos que são bombeiros,Larry e Chuck. Larry e viuvo e tem dois filhos Tori e Eric. Larry esta tentando mudar os beneficiários de sua esposa para os filhos dele, mas pra isso ele precisará fazer uma requisição, mais levará um tempo,e só podia mudar em caso de morte e casamento e já fazia um ano que sua esposa tinha falecido. Surge uma idéia pra ele se casar-se de novo, assim a nova esposa será a beneficiária. Larry salva a vida de Chuck a qual Chuck fica devendo pra Larry, o que ele quiser,onde for e quando for. Então Larry chama Chuck pra ser seu parceiro doméstico,através de uma união instavel, eles vão ter que se passar por gays, vão ter que se casar porque Chuck é o único que Larry confia.No dia seguinte eles se escrevem para a inscrição domeśtica.Chuck encontra a garota dos seus sonhos Alex,mas ele tem que se casar comseu amigo.Os doisvão pra Canadá pra se casarem.A advogada deles precisa conversar com eles,porque ela precisa saber da verdade se eles são gays.Eles são levados para uma investigação pra saberem se tudo que eles falam é verdade, e lá eles encontra seus amigos de trabalhos, que vãopara pedir desculpa e apoia-lós porque eram preconceituosos.Durante a investigação é descoberto que eles não são gays,e são presos ele eseus amigos que os apoiaram. Elesforam soltos,depois de dois meses houve casamentos dos bombeiros que era gays. Chuck começou a namorar a sua advogada Alex e Larry se casou.


Aluna;ESTELA ARAUJO 1ANO A

Hipismo

O Hipismo nos Jogos Olímpicos.

O hipismo começou a fazer parte do programa da 1º Olímpiada da Era Moderna, em 1846, em Atenas, como esporte de demostração.
Mas hoje em dia, além dos saltos, os esportes equestres tem outras modalidades. Nos jogos Olímpicos são disputados também o adestramento,( em que o cavalo executa movimentos cadenciados, em perfeita harmonia com o cavaleiro); concurso completo de equitação, (disputado em três dias com provas de adestramneto, corrida no campo com obstáculos naturais, de resistência ao trote e salto); endurro, entre outros.


FONTE: www.horseonline.com.br/equitação%20
ALUNA: Janaína Nunes Tavares de Almeida.



Moda em excesso, Acaba virando Vício

Bom! Como eu disse nos textos anteriores existe vários tipos de andar por "dentro da moda"', como nos estilos de roupa, calçados, na maneira de se pentear, se maquear enfim, entre outros.
Mas existe também aquelas pessoas que começam a entrar nesse ritmo, que no começo é tudo muito ligth, só uma roupinha moderninha, um corte de cabelo do momento, uma maqueagem com tom de verão, e por ai vai... Mas com o passar do tempo o que era uma coisinha simples, acaba se agravando, como por exemplo, ai surge a vontade de fazer plásticas faciais, sirurgias que retira gorduras de um lugar para preencher o outro, e aí esta o momento em que tudo o que era só uma maneira de bem-estar acaba se tornando um "vício" incontrolável. Como podemos tomar de exemplo o caso da brasileira Shheilla Hershey, que colocou 3.500 ml de silicone em cada seio.
Com tal intuito de moda as pessoas acabam trocando o que era para ser felicidade, por um aprisionamento. Tal qual poucas pessoas conseguem se libertar desse vício.
E para concluir, temos que saber como usar a moda, e não deixar ela nos usar!


Aluna: sirlen

O Avançao da INTERNET

A INTERNET não pode ser apenas apresentada como uma grande fonte de dados sobre os mais diversos assuntos, sem que se perceba que se transformou também o modo de produzir conhecimento.
A Rede Global de informaçãoes, mais conhecida por INTERNET, alterou a forma de comunicar e aceder á informação. À medida que caminhamos para o final do século, a INTERNET vai-se cada vez mais nos diversos espaços da nossa vida como: política, econômia, comunicação social, etc.
Com todo esse avanço da internet, que é hoje o meio de comunicação e informações mais amplo do mundo todo, as pessoas também veem se evoluindo com esta nova tecnologia.


Fonte de Pesquisa: www.rmoura.tripod.com

Aluna: Lídia

Eleições 2010 levam menos jovens Brasileiros as urnas!

As eleições 2010 levam menos jovens brasileiros as urnas!
Números de eleitores entre 16 e 17 anos é o menor desde 1998.
Em Curitiba, Brasil-apenas 2,39 milhões de jovens de 16 e 17 anos doram as urnas para escolher o presidente, governadores, deputados e senadores nas eleições de 03 de outubro.
O número de novos eleitores nessa faixa etária diminuiu quase 7% das eleições 2006.
Segundo o tribunal superior eleitoral é a maior queda de 1998. Para esse grupo etário, o voto é facultativo desde 1989, anos da primeiras eleições democráticas no país após a ditadura militar iniciada em 1964.
Hoje em dia a falta de interesse da juventude pelas eleições dia 03 de outubro, as propostas muito semelhantes e pobres em termos de questionamento ideologias.
"Não a mais espaço alternativo e diferente". "O povo se acostumou a dizer: ah, é assim!
É claro que muitos jovens acabam preferindo nem votar, muitos não sabem a importância dos presidente, governadores, senadores no cargo, por isso os jovens hoje em dia preferem vender seus votos do que colocar suas opiniões em pauta ou até mesmo respeitar os direito que temos e elegemos os nosso canditado "autoritário"

Aluna:Wéllyda

Música Reggae

Gênero musical nascido na Jamaica, que se consolido na década de 70.Caracteriza-se pela mistura de ritmos percussivos africanos e do rhythm and blues com elementos de mento, música folclórica jamaicana, calipso e ska, que conforme ao estilo um ritmo dançante.Os principais instrumento que marcam o reggae são a bateria; a quitarra, que faz o contratempo ás vazes acompanhada de caixa da bateria e percussão; e o contrabaixo, cuja sonoridade é semelhante á dos tambores africanos.O movimento é iniciado pelo padre Jamaicano Marcus Mosiah Garvey(1887-1940),que abandona a idéia de harmonia racial, defendendo que os negros deveriam voltar a África.
Na década de 80, o gênero é fortemente incorporado pelo movimento.Ofilho de Bob Marley,Ziggy, surge para retomar o legado do pai, e no exterior, principalmente na Inglaterra, surgem artistas representativos do reggae como as bandas Steel Pulse e UB40.Nessa década aparece na Jamaica um movimento de afastamento do rastafarismo, conhecidocomo ragga(ou raggamuffin),que utiliza as programações eletrônicas e cujas letras falam de sexo e violência .Deslanchando a carreira de novos ídolos como Shabba Ranks e Yellowman,o ragga é a volta da influência que o reggae teve sobre a criação do rap, com seus vocais falados sobre bases lineares e envolventes.O termo dancehall, que definia os grandes salões para festas, passa a designar a funsão do reggae com a dance music.
siti:www.tutomania.com.br
Beatriz Gomes

filme tropa de elite

O filme tropa de elite fala sobre a realidade de alguns policias corruptos do Brasil e tambem da realidade que tem nos morros e nas favelas ,os traficantes matam sem dó nem piedade por qualquer coisa .
Mas a polícia cria um batalhão para essas operações especiais em morros,favelas e outras operações especiais chamado Bope.
Mostra policiais envolvidos no negócio sujo do jogo bicho , policiais honestos mas não tiram feŕias , os batalhão da polícia tem suas determinadas áreas para vigia mas quando encontram um cadaver ,jogam o corpo na área do outro batalhão para falarem que não está acontecendo crimes em determinada região .


nome:Leonardo

NAMORO

NAMORO_IDADES DIFERENTES
Quem nunca se apaixonou por uma pessoa mais velha ou maisnova? A diferença de idade entre homen e mulher num namoro e um assunto polêmico.
''Eu acho que oque importa e a idade mental/ emocional de cada pessoa,ou seja,a forma como as experiência encaradas por cada um''.Existem pessoas que aos quarentas anos, se comportam como adolecentes, assim como hà jovens de vinte anos que se comportam como adulto portanto e comun pessoa de idades diferentes se relacionarem.
Homens e mulhere têm procurado esse tipo de r'e'lacionamento por afindade. Em geral, sâo as pessoas de mente aberta a novas experiência;buscam alegria, do bom humor, caràcteristicas dos juventude.As pessoas tentam reviver os bom momentos.
Apesar dos dias de hoje ainda muito preconceito em relaçâo a esse tipo de namoro.
Para dar certo o casal nâo deve ligar para o que os outros disem, oque eles devem fazer e viver com intensidade.

ALUNA:THAIS

Lançamento martelo

Não se sabe exatamente a origem do lançamento de martelo. O que se sabe é que antigamente maioria das antigas civilizações praticava algum tipo de arremesso. Dentro do esporte atletismo existem várias modalidades. Mais as que obtêm mais destaque no Brasil são as de saltos e velocidade.
A atividade é realizada com uma bola de ferro ou de bronze e com um arame para o atleta segurar e girar até ser lançada. A bola pesa aproximadamente
7,260Kg e é lançada dentro de uma gaiola que serve como proteção, que possui sete metros de altura.
Para praticar a modalidade é necessária uma luva, um tênis e um cinto apropriado para proteger a coluna. Além disso, o atleta precisa ter vontade, tem que ter a alegria de praticar o atletismo para aumentar o seu auto estima nas competições.

Bibliografia: giroamador.blogspot.com

Filme: Lembranças

Robert Pattinson é um bad boy em "Lembranças", um mega drama sobre perdas familiares e afetivas misturado com muitas cenas de amor e conflito.

Rob está perfeito (e lindo) no papel de Tyler, um garoto-problema que se apaixona pela personagem de Emilie de Ravin, a Ally.

Tyler (Robert) é o típico bad boy. Não quer nada com nada, sempre arranja brigas, tem uma relação muito complicada com o pai e já perdeu o irmão mais velho.

Tyler tem um melhor amigo, chamado Aidam. Na história, os dois acabam se metendo em confusão e sendo presos. O que eles descobrem depois é que o policial que os prendeu é pai de Ally, uma aluna que frequenta a mesma faculdade que eles.

Ally perdeu a mãe quando ainda era criança e foi criada pelo pai, o policial Neil. Tyler e Ally se apaixonam loucamente e começam a viver um romance explosivo. Tyler se abre totalmente para a menina e deixa ela participar da vida e dos problemas dele.






nome: ihara série;1 ''A''

FILME: A ORIGEM

" SUA MENTE PODE NÃO ESCONDER SEUS SEGREDOS"


Don Cobb (Leonardo Dicaprio) é especialista em invadir a mente das pessoas, e com isso, rouba segredos do subconsciente, especialmente durante o sono, quando a mente está mais vulnerável. As habilidades únicas de Cobb fazem com que ele seja cobiçado pelo mundo da espionagem e ele acaba se tornando um fugitivo.
Como chance para se redimir, Cobb terá que, em vez de roubar os pensamentos, implantá-los. Seria um crime perfeito. Mas nenhum planejamento pode-se preparar a equipe para enfrentar o perigoso inimigo que parece adivinhar seus movimentos.
Somente Cobb é capaz de saber o que está por vir.


ALUNA: Flávia Alves

O oceano e o equilibrio do planeta

No ínicio da história geológicada da terra,o nosso planeta era apenas um pedaço de material ,preso em uma árbita ao redor de uma pequena estrela,o sol.
Ao diminuir a temperatura ,formou uma grossa e quente massa de gases envolvendo toda a terra .Quando o resfriamento atingiu uma tenperatura critica,formou uma pesada chuva,e os sais dissolvidosdos das rochas fasendo fundamento do oceano.
Desde então uma parte da água voltou á atemosfera por causa da evaporação solar,vindo á formar o atual oceano global de nosso planeta.


nome:cleberson

AXÉ

Axé é uma saudação religiosa usada no candoblé e na umbanda, o axé fez sucesso foi nos anos 90 com carnavais fora de época e as micaretas ,o axé é uma musica muito achitada e dançante com muitas pessoas fantasiadas e animadas. Nos anos 90 os cantore e as bandas fizeram bastante susseco que venderam mais 3,4 milhões de discos no ano de 1998 que são : Daniela Mercury, Banda Eva, Chiclete com Banana, Araketu, Cheiro de Amor e É o Tchan .
Os trios elétricos fez e está fazendo bastante suceso, os trios elétricos são palcos montados em cima de caminões onde as musas da Bahia, Ivete Sangalo, Daniela mercure e Claudia Leitte, e outras bandas que fazem e arrastam multidões.
As bandas que não para de tocar em rádios são : Ivete sangalo, Claudia Leitte, Cliclete com Banana, paramgolé, Alexandre peixe e outros mais.

www.axebrasil.net

DANIELLY

POLO AQUATICO

O polo aquatico surgiu no Brasil no inicio do século xx. Flavio Vieira foi o responsavel pela introdução do esporte nos clubes. Hoje o Polo Aquatico do brasil conta com o time de Jão Goçalvez que disputou as Olimpiedas de Pequim representando o Brasil e ganhou 3 medalhas de ouro 4 de prata e 2 de pronze foi considerado um dos melhores esportista neste esporte. Mas os Estado Unidos tanbem anda derrotando varios jogadores muito fortes mas acabou perdendo para o Brasil.
*BIBLIOGRAFIA:
*WWW.ESPORTV.COM.BR
NOME: VICTOR FERNANDES DE OLIVEIRA
SERIE: 1º A

FORRÓ

Quem diria que um dia veríamos os jovens das grandes cidades brasileiras fossem acostumados a idolatrar artistas estrangeiros enlouquecidos por causa de um ritmo que até pouco tempo atrás sofria grande preconceito... Essa mistura "inflamável" de ritmos africanos e europeus que aporaram no Brasil no início do século.
O nome "forró" já é contraverso pois há quem diga que vem de "FOR ALL" (em inglês para todos) e que indicava o livre acesso aos bailes do século. No outros pessoas defendem e indica o significado da palavra que vem do termo africano "FORROBODÓ" que significa festa, bagunça.
O forró é uma dança que não deixa ninguém parado e atualmente está novamente no auge do sucesso e vem conquistando adeptos entre jovens e adolecentes do país. Não se sabe certo a origem da palavra forró , segundo alguns historiadores o nome forró era só usado para designar o local onde aconteciam os bailes, e só mais tarde foi caracterizado como estilo musica derivado baião.


FONTE: www.vilaboadegoiás.com.br

ALUNA: DAIANE 1A

A casa do terror

Nome: jose rodrigo Serie: 1°A
"Alvaro cardoso gomes''
"Celso começa a contar uma história de uns trinta anos atrás,que viveu juntos com seus amigos Joe louis e grênio".
Celso ia todas as suas ferias na casa de sua avó, lá em santo André, eele tinha seus does amigos, comoele era facinado em livros de terror, ele tiha lido um livro á poucos minutos, ele tinha lido um livro que falava sobre uns amigos que fazia um pact. E ele convidou os does amigos para fazer um pacto de lealdade para queum não ficasse separado um do outro. Alguns dias depois eles resolveram entrar em uma casa abandonada, para ver oque tinha dentro dela , durante varios dias eles voutaram lá na casa , até descobrir que na casa tinha um laboratório abandonado.
Quando chegou um serto dia eles resolveram entrar ,só por curiosidade quando eles entraram viram um velho muito feio olhando para eles, e então eles saíram correndo e passaram um tempo sem ir La na casa ode estava o laboratório encontrado por eles e passaram uns 15 dias sem os garotos irem lá passando-se os quinze dias eles voltaram La e um dos seus amigos estava por ultimo distraído olhando as belas obras e então o velho pegou-o e levou para o porão em um lugar bem distante dos seus amigos escuro,frio e sem o clarão do sol Joe Louis deram Fe de seu amigo que estava perdido e então resolveram ligar para a policia.
quando a policia chegou encontrou o velho e o seu amigo Grênio que estava perdido por 5 minutos e a policia tirou Grenio e seus amigos de La e falaram para a policia que não iria voltarem na casa .

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Infliência da música country na música sertaneja





Voçê já parou pra pensa o quanto a música country americana, esteve e está presente aqui na nossa música sertaneja . O cantor "Allan Jackson" fez um dueto com o cantor sertanejo "Leonardo" na música I LL GO LOVING YOU (VOU SEGUIR TE AMANDO).Não foi só o cantor Leonardo que caiu nasgraças da música country não .


* Zeze de camargo e Luciano fizeram um dueto com o dinossauro da música country america na "Willie Nelson".


*Ex-dupla Edeson e Hudson fizeram um dueto na musica "Eu não sei dizer que não te amo" com a participação de "Kenny Rogers".


*Chitãozinho e Xororó na música "Ai maria".


*Roberta Miranda com a música "A mulher em mim".


*Fernando e Sorocaba com a música "Take me home"...


*Rio nego e Solimões "fui eu" um sucesso de "Allan Jackson".


Galera do country, espero que voçês tenha curtido relembrar grandes secessos da música country mundial nas vozes de grandes artista da música sertaneja.


nome:Carollinne Lopes


sexta-feira, 12 de novembro de 2010

FORMAÇÃO PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Os professores Antônio Marcio (Área das Ciências Humanas), Eliene ( Área de linguagem), Shirley (Área das Ciências Naturais e Matemática), Ronivon (Área das Ciências Humanas - Coordenador) irão para um Curso de preparação para a implantação do ensino Médio Integrado na Escola Wilson de Almeida no período de 16 a 18 de novembro, em Cuiabá. Serão acompanhados também pela diretora Margarete Sabina nesta jornada de estudos.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

dodgeball

Nome: yago série: 1° A


As regras do Dodgeball
Cada equipe coloca-se num campo, sendo que apenas um jogador de cada lado deverá se colocar atrás da linha de fundo do campo adversário sendo denominado de "cruzar", que não pode "matar" enquanto esta nesta função.
Para decidir sobre a posse da bola e do campo, no início do jogo, esses dois jogadores viram colocar-se ao centro, entre os dois campos. Ocorre uma disputa de bola (um puxa de um lado e o outro do outro lado). Feito isso, voltam os jogadores aos seus lugares, entregando-se a bola para o cruzar do time que a obteve, para começar a partida, que é iniciada ao apito do instrutor. Dois tempos de dez minutos cada.


Objetivo

Há muitas variações do jogo, mas geralmente o principal objetivo de cada equipe é eliminar todos os membros da equipe adversária, pressionando-as com as bolas arremessadas, pegar uma bola lançada por um membro da equipe adversária, ou forçando-os a deslocar-se fora dos limites da quadra quando a bola é lançada para eles. Neste jogo, como se vê, a rapidez de ação e a cooperação entre os jogadores, tem enorme importância. O tamanho de uma bola de Dodgeball e de mesmo tamanho de uma bola de vôlei.
Bibliografia
http://en.wikipedia.org/wiki/Dodgeballhttp://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20071119120731AAkhh5g

musica

tema: musica

A música (do grego uοuolkń técxun - musiké téchne, a arte das musas) é uma forma de arte que constitui-se basicamente em combinar sons e silêncio seguindo ou não uma pré-organização ao longo do tempo.
É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana, para indivíduos de muitas culturas, a música está extremamente ligada à sua vida. A música expandiu-se ao longo dos anos, e atualmente se encontra em diversas utilidades não só como arte, mas também como a militar, educacional ou terapêutica (musicoterapia). Além disso, tem presença central em diversas atividades coletivas, como os rituais religiosos, festas
Há evidências de que a música é conhecida e praticada desde a pré-história. Provavelmente a observação dos sons da natureza tenha despertado no homem, através do sentido auditivo, a necessidade ou vontade de uma atividade que se baseasse na organização de sons. Embora nenhum critério científico permita estabelecer seu desenvolvimento de forma precisa, a história da música confunde-se, com a própria história do desenvolvimento da inteligência e da cultura humana.
A música também pode ser definida como uma forma linguagem que se utiliza da voz, instrumentos musicais e outros artifícios, para expressar algo à alguém.

pt.wikipedia.org/wiki/Música

nome: Victor Oliveira de Araújo

Internet

A INTERNET é a nova mídia do momento e só esta constatação já é motivo para polêmica. Como meio de comunicação, a Internet contribui para interligar pessoas no mundo todo, possibilitando discussões sobre os mais diferentes assuntos.
Diminui distância de tempos e espaços e reduz consideravelmente o custo em relação ao telefone ou quaisquer outros meios conhecidos.

Nunca a mídia abordou tanto um assunto. Quando se pensava que os anos 90 eram a década da inexistência de novidades, a INTERNET tomou um vulto internacional, popular e comercial. Dessa forma, mesmo não tendo computador, nem conhecendo exatamente o que é, nem como usar, a maioria das pessoas já ouviu falar em INTERNET.


Fonte de Pesquisa:
www.comunicação.pro.br

Aluna: Lídia

bruno lima

A poluição do meio Ambiente
A poluição do meio ambiente é geralmente consequência da atividade humana. É causada pela introduçãode substâncias ou de condições,que normalmente não estão no meio ambiente ou que nele existem em pequenas quantidades.
Poluente é o detrito introduzido no ar,exemplos de poluentes : o gás carbônico CO2 e fezes humanas.
O CO2 das fogueirs do homem primitivo não era poluente , já que era facilmente reciclado pelas plantas.
fonte:pt.wikipedia.org/wiki/
aluno: bruno lima

Música Pop

POP(abreviatura da palavra Popular) é um gênero musical que não apresenta um ritmo específica, mas um sistema de valores que envolve espétacular no palco, moda visual e empatia entre o público juvenil.É um tipo de música que alcança um alto número de vendas e execuções.A música pop tem como marca a aprecição por parte de todo tipo de público .Os artistas pop têm como principal objetivo a sua audiência o seu sucesso comercial, muitas vezes contado em diverso gênéro músicais.
Site:wikipedia.org/wik/musica pop

Beatriz Gomes

Culináia Alagoana

No estado de Alagoas as comidas mais saboriadas pelos nordestinos são os da água do mar dos rios e das lagoas .Como peixes nbres das águas mornas ,como cavala"perna de moça " sirigado,arabana e ciabo ,e das águas doces camarões e outros .
O mais alagoanos dos pratos é mesmo o sururu.
Lavado em muitas águas ,é levado ao fogo junto seu próprio caldo, rico em fósfaro.Come-se com pirão coberto.Há ainda o sururu ensopado e
fritados de sururu.


fonte:www.tudok.com/receitbrasileiras/culinaria_do_alagoas

Mácia gonçalves de moraes

Prazer e vingança

Fala de um romance que ten um tempo bom e um tempo ruin, " DE OLIVIA GOTES"


Não ha via lugar para Carmen se esconder do principe Judar ! Ele a procurariaem todos os lugares, arrombaria portas e derrubaria muros, nada empede Farook AalMassod de reividicar a ma de seu herdeiro, ela o traira e ele o faria pagar em sua cama!


*casados livros de romance
*José Rodrigo
*1° A

futebol

Hoje em dia, o futebol é o esporte mais popular do mundo. Em praticamente todos os países do mundo ele é praticado e possui ligas e confederações. São bilhões de torcedores em todo o mundo, que torcem pelos seus clubes e por suas seleções nacionais. O evento esportivo mais lucrativo e esperado do mundo é a Copa do Mundo, ocorrida de quatro em quatro anos e acompanhada por mais da metade da população mundial. Esse esporte mundial movimenta quantias imensuráveis de dólares anualmente, devido a contratos televisivos e patrocínios, assim como devido a transação de jogadores. Porém, como tudo, o Futebol teve a sua origem, e teve os seus primeiros anos. Neste trabalho pretendemos mostrar o surgimento do Futebol na Inglaterra do século XIX, e também apresentar o seu processo de massificação na Europa. O Brasil país mais reconhecido internacionalmente devido à habilidade e paixão futebolística de seu povo.
O futebol, como esporte moderno, foi criado na Inglaterra do século XIX.
bibliografia:http://www.klepsidra.net/klepsidra14/futebol.html
nome:Pedro Antonio Frasson Neto 1º A

MÚSICAS ROMANTICAS

Quase ninguém vive sem música, pois ela marca etapa da vida de todos, seja por um momento simples e inédito de uma paixão, amor, tristeza ou felicidade, afinal elas mexem com nossos pensamentos, por isso dizem que a música tem poder de muitas coisas, se alguém começar ouvir músicas românticas, vai-se lembrar de alguém que ama ou amou e dependendo da situação pode até chorar pois sabemos que podemos nos encantar com diversos tipos de canções só que nenhuma delas consegue atingir nosso coração como as de nossos artistas preferidos.
As músicas românticas por mais antigas que sejam, fazem com que a gente sempre remeta a pessoa amada, não importando a decisão, a distancia ou qualquer outro fato. Sempre que amamos alguém, temos uma música X que marca a nossa história, sempre ouvimos ela, e imediatamente lembramos da pessoa.

FONTE: www.blogbrasil.com


ALUNA: Daiane 1A

musica

tema: musica

A música (do grego uοuolkń técxun - musiké téchne, a arte das musas) é uma forma de arte que constitui-se basicamente em combinar sons e silêncio seguindo ou não uma pré-organização ao longo do tempo.
É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana, para indivíduos de muitas culturas, a música está extremamente ligada à sua vida. A música expandiu-se ao longo dos anos, e atualmente se encontra em diversas utilidades não só como arte, mas também como a militar, educacional ou terapêutica (musicoterapia). Além disso, tem presença central em diversas atividades coletivas, como os rituais religiosos, festas
Há evidências de que a música é conhecida e praticada desde a pré-história. Provavelmente a observação dos sons da natureza tenha despertado no homem, através do sentido auditivo, a necessidade ou vontade de uma atividade que se baseasse na organização de sons. Embora nenhum critério científico permita estabelecer seu desenvolvimento de forma precisa, a história da música confunde-se, com a própria história do desenvolvimento da inteligência e da cultura humana.
A música também pode ser definida como uma forma linguagem que se utiliza da voz, instrumentos musicais e outros artifícios, para expressar algo à alguém.

pt.wikipedia.org/wiki/Música

nome: Victor Oliveira de Araújo

O homem na natureza

Ao apropriar na natureza,o homem começou a contruir o seu espaço e a modificar o ambiente natural.atualmente,a natureza esta bastante modificada pela ação humana:florestas foram derrubadas,rios tiveram seus cursos bloqueados.
Entretanto,o homem não age sozinho,porque seria importante perante a natureza e por isso,o trabalho é uma atividade que se desenvolve em grupo.

meio ambiente

As mudanças no clima já estão acontecendo por causa do aquecimento global e mesmo assim há algumas pessoas que não se-importam com o planeta e continuam desmatando ,colocando fogo nas floresta e degradando o meio ambiente.
Hoje o mundo está mudando para melhor os cientistas hoje pesquisam soluções melhores para o nosso planeta ja enventaram os carros movidos a energia elétrica, casas com energia solar etc.Tem paises que tem o dia nacional para andarem so de bicicleta até para o trabalho e deixam seus carros ou motos em casa.
Esse é um bom exemplo para o Brasil segir.

nome=leonardo

Música Lambada

A Lambada é um gênero musical surgido no Pará, na década de 1970, tendo como base o Carimbó e a Guitarra.
Carimbó é uma dança indígena pertencente ao folclore amazônico, que é uma das principais fontes rítmicas da lambada.
A lambada dança teve sua origem a partir de uma mudança do carimbó que passou a ser dançado por duas duplas abraçadas ao invés de duplas soltas. Assim como o forró a lambada tem na pouca sua referência principal para o passo básico, somando-se o balão apagado, o pião e outras figuras do maxixe.
O Maxixe (também conhecido como Tango brasileiro) é um tipo de dança de salão brasileira criada pelos negros que esteve em moda entre o fim do século XIX e o início do século XX. Dançava-se acompanhada da forma musical do mesmo nome, contemporânea da polca e dos princípios do choro e que contou com compositores como Ernesto Nazareth e Patápio Silva. Mas o maior nome na composição de maxixes foi, sem dúvida, o da maestrina Chiquinha Gonzaga.




http://pt.wikipedia.org/wiki/Lambada
http://pt.wikipedia.org/wiki/Maxixe


Aluna: Stéffany Gomes

Esmalte 3D

Os esmaltes 3D ou holográficos contém micropartículas que refletem luzes multicoloridas e criam um efeito 3D. Conforme a luz incide sobre o esmalte, o reflexo acompanha nas unhas, o brilho deles é como um arco-íris. No sol a unha parece um prisma refletindo todas as cores.Diferentemente dos esmaltes com glitter, os holográficos tem efeito de brilho muito mais intenso, o glitter é meio áspero, já os holográficos além do brilho intenso, possuem textura mais fina e fácil de aplicar, fica lisinho sobre as unhas.A primeira marca brasileira a criar esses esmaltes em território nacional é a Sancion Angel, com a coleção Cia do Esmalte o vidrinho pode custar cerca de R$ 12,90.A marca de esmaltes Milani lançou uma linha especial com um brilho muito maior, essa marca é importada e pode custar cerca de R$ 15,00.




Aluna: Gisele da Silva Ferreira 1º A
Fonte de Pesquisa: www.cgn.inf.br/blogs/necessaire

FUNK

O funk começou no Rio de Janeiro na década de 80, que trazia músicas erotizadas e batidas rápidas. Nesta época o funk falava sobre as drogas, as armas, mas artistas desta fase, como Claudinho e Buchecha, evoluiram para outros tipos de tema.
Recentimente o funk tem se firmado como o ritmo mais ouvido e o mais influenciador da junventude carioca e do Brasil inteiro. O funk ganha cada vez mais espaço fora do Rio e ganha reconhecimento internacional.
O funk carioca muitas vezes faz apologias as drogas e a violência, por outro lado tem músicas feitas para falar da dificuldade que as pessoas da favela passam. O funk por muito tempo foi considerado música feito para a periferia, hoje muito jovens de todas as classes, gostam e curtem a batida do funk.
Os cantores que fazem sucesso nesse momento são: Mulher melancia, Mc creu, Mulher filé, Bonde do Juju, Mc keke e outros mais.

Fonte:yahoo.com

Aluna:Danielly

A fundação da s Assembléias de Deus no brasil

Gunnnar Vindren e Daniel Berg embarcaram em um navio no dia 5 de novembro de 1910 em NOVA YORK (EUA) e apontaram no BRASIL em 19 de novembro de 1910, na cidade de belém, estado do rará. As igrejas existentes eram bastista,presbiteriana,anglicana e metodista ficaram bastante icomodados com a nova doutrina dos missionários, principalmente por causa de alguns irmãos que se mostravam abertos ao ensino pentecostal.
"O fato deles continuarem fortes , com saúde e dispostos a pregar as verdades divinas , vivendo ali em situação tão precáris, era interpretado como prova de que DEUS nos havia enviado".
Numa quinta feira, á uma hora da madrugada do dia 2 de junho de 1911, na rua Siqueira mendes 67, na cidade de Belém ,eEstado do Pará, Celina buquerque, enquanto orava , foi batizada com espirito santo , o que nao demorou a ocorrer com os outros irmãos .
O clima ficoiu muitotenso naquela comunidade ,pois o número cada vez maior de menbros curiosos visitava a residência de berg e vingren,onde se realizavam orações .
Resultado: eles e mais dizessete irmãos ,que foram ex pulsos arbitrariamente da igreja batista , resolvidos a se organizar, fundaram a missão de fé apostólica em 18 de junho de 1911, que mais tarde ,em 1918 ficou conhecida como assembléia de deus sendo a maior denominação pentecostal do brasil e do mundo
fonte: luiz sabino
aluna : fernanda de aquino 1ºa

Hipismo

* Como montar no cavalo para praticar o hipismo?

Esse esporte tem como linha básica para um bom resultado a interação entre conjunto (cavalo/cavaleiro). Mas com o passar do tempo o comportamento do cavaleiro foi mudando, em busca de facilitar o trabalho com o animal. No inicio, o montador ficava com o corpo na vertical, forçando o seu equilíbrio nas rédeas e no estribo.
No final do século XIX, o italiano Frederico Caprilli decidiu deixar a cabeça e o pescoço da montaria livre, sem alterar o equilíbrio do cavalo no instante do salto.Mas hoje em dia os cavaleiros mantém o corpo inclinado para frente acompanhado a direção do animal na transposição do obstáculo.

Fonte:www.horseonline.com.br/equitação%20
Aluna: Janaina Nunes Tavares de Almeida.

Filme Lua Nova

Em Lua nova - no aniversario de 18 anos de Bella, ela é atacada por Jasper Cullen,outro vampiro irmão de Edward.Então Edward decide que é perigoso demais ficar perto de Bella,então decide abandonar Bella em Forks,e some no mundo. Bella não suporta a ausencia do vampiro e mergulha numa espécie de depressão, no qual ela sente que há um vazio dentro dela. A partir daí, o centro dos impasses é Bella, que se divide entre o amor ausente do vampiro e a atração pelo presente lobisomem Jacob.Nesse meio tempo,elase reaproxima de Jacob, que é apaixonada por ela,ea ajuda nessa fase dificil,chegam ate rolar um clima entre os dois, mas as lembranças de Edward não a abandonará facilmente. Bella tenta se suicidar pulando de um penhasco e Edward ve quando ela pula e pensa que ela está morta, então Edward vai até os Volturi na Itália para morrer também,porque perdeu seu grande amor. Mas a irma de Edward a vampira Alice que pode prever o futuro vai até Bella avisá-la que Edward vai se matar porque pensa que está morta e pra isso não acontecer ela precisará correr contra o tempo para salvar a vida do vampira.Após as tentativas de suícidio de Edward e Bella,eles terminam juntose aopção certaé transformar Bella numa vampira.



Aluna: Estela Araújo da Silva 1ºA





Quem faz a Moda é você!

Bom! Quando tocamos no assunto "moda", a maioria das pessoas já pensam, nos mais famosos desfiles (de roupa), em tudo o que as celebridades usam, em andar com cores combinando, enfim, em estar por dentro do que " o mundo social está á oferecer!"
Mas na verdade muitos não pensam que nós mesmos é que fazemos (criamos) nossa própria moda (estilo). Pois como sabemos, a roupa é uma "linguagem", e cada ser humano tem sua própria maneira de pensar, e por esse fato, muitas pessoas querem colocar para fora esses pensamentos, através de uma "linguagem" meio diferente, tal como, pelas suas maneiras de se vestir, de se pentear, se calçar, de se maquear, enfim de um jeito em que faça as outras pessoas ao redor, entender o que aquele "estilo" quer dizer.
E por essa tendência "de querer usar só o que a sociedade esta oferecendo", as pessoas acabam se esquecendo de que a verdadeira moda, "é usar-mos o que nós se sentimos bem, e não o que os outros acham que está bem!". Mas essa realidade sendo aceita ou não, "moda" só é um "artefato" usado para prender e viciar as pessoas nessa causa.
Mas a verdadeira moda é feita por cada um, querendo ou não, todos temos "Estilo Próprio".

Aluna: Sírlen Cristian!

Filme: UMA PROVA DE FOGO

O filme Prova de Fogo traz a história de um heróico bombeiro, Caleb Holt, que é reconhecido por toda cidade onde ele habita como um profissional exemplar e, acima de tudo, um herói. O seu casamento, porém, não anda nada bem, e Caleb e sua esposa estão prestes a se separarem.

A salvação do casamento do capitão do corpo de bombeiros vem quando seu pai lhe dá de presente um diário que se trata de um desafio de 40 dias no qual cada dia Caleb tem de fazer diversas coisas para a sua esposa e aprender a entender as situações vividas em um matrimônio. O fime traz ensinamentos sobre o casamento e atividades a serem desenvolvidas como surpreender seu parceiro, elogiar, escutar mais seu parceiro e muitas outras situações.

Este filme trouxe uma proposta para as pessoas, de assistir ao filme e depois fazer O Desafio de Amar . Como se trata de 40 dias de desafios, pode ser feita por ministérios de família e encontros de casais ou de outras formas.

O filme Prova de Fogo já foi assistido em mais de 850 salas de cinema nos EUA,o filme foi lançado pela BV Films em 2009.



Nome: Ihara Série:1''A''

Técnicas da Natação

Escola Estadual Wilson de Almeida.
nome: Victor Fernandes de Oliveira Série: 1º A

Na natação existe várias técnicas e varios estilos modalidades. As técnicas mais usadas são os braços, é o estilo mais antigo, o crawl, as costas, a mariposa, o lateral são as principais tecnicas nas modalidades nado de peito, nado de barriga, nado borboleta, etc...
Os principais beneficios da natação é o exercicío e os movimentos que gera uma queda na massa corporal e almenta a condição física do praticante.
BIBLIOGRAFIA CONSSUTADA:
*menbers.fortuicity.com

JUDÔ


O FUNDADOR

Um jovem japonês chamado de Jigoro Kano,com 18 anos que era pequeno e franzino por natureza, começou a praticar o jiu-jutsu com a intençao de diminuir sua fraqueza física e melhorar sua saúde. Após meses de pratica , suas frustações só foram aumentando, já que o tradicional jiu-jutsu era uma arte para apenas aqueles dotados de força física. Dessa frustação, surgiu a ídeia de modificar o jiu-jutsu e criar o Judô.Diferentemente do jiu-jutsu, que se baseava em vencer ou morrer,lutar até a morte, o judô se basea na lenda da origem do estilo Yoshin-Ryu(Escola do coração de salgueiro) o "ceder para vencer".



aluna :joice
bibliografia:
coleção artes marciais,ano 2,nº 9.

FILME: DIA DOS NAMORADOS MACABRO

A trama gira em torno de Tom Hanniger ( Jensen Ackles do seriado supernatural).
Há dez anos, uma tragédia marcou a cidade de Harmany para sempre. Tom Hanniger, um inexperiente minerador de carvão, causou um acidente nos túneis que prendeu e matou cinco homens, deixando apenas um sobrevivente, Harry Warden, em coma permanente. Mas, Harry queria vingança.
Exatamente um ano depois, no dia dos namorados, ele acordou e brutalmente matou vinte duas pessoas com uma picareta e depois foi morto. Dez anos depois, Tom Hanniger retornou para Harmany no dia dos namorados, ainda assombrado pelas mortes que causou no passado. Com intenção de fazer concertos em seu passado, ele se vê envolvido por sentimentos ainda não resolvidos por sua ex-namorada, Sarah, que agora está casada com seu melhor amigo, Axel, o xerife da cidade. Mas, à noite, algo sombrio do passado de Harmany retornou. Usando uma máscara de minerador e armado com uma picareta!


Aluna: Flávia Alves
Namoro as Antigas
Nos tempos dos nossos avòs , as coisas eram bem diferences .Apesar de cada familia ter niveis de tolerância variados , muitas coisas siplesmente nâo eram permtidos .
Quando começava com a troca de olhares, os casais nem pensavamem falar assim de cara , esses olhares pudiam durar muito tempo talvez anos.
E depois quando as intençôes do homen foicasen claras ele ia na casa da moça para pedir permiçâo para namorar.
REGRAS DO NAMORO
Qundo começava o namoro o pai da moça ja ia logo ditava as regras que deviam ser respeitadas :
  • Os namorados sò podiam namorar na casa dos pais da moça;
  • Nâo podiam sair para ir ao cinema;
  • Não podiam se beijar sò apenas tocar a mâo;
  • Visitas limitadas.
Algumas familias preferiam aqule namoro no sòfa ; com o pai, mâe e o irmâosegurando vela.
Serà que tudo iso mudou que nâo existe mais namoro como antigamente?
Agora tudo mudou os namoros nâo e necesàrio conhecer os pais da namorada;Em tempos atràs as pequenas atitudes podiam ate ser valorisadas; e que ainda existe aquele frio na barriga antes do encontro .
E que è universal em todos os tempos.

aluna: THAIS

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Atletismo

O atletismo é um conjunto de esportes por três modalidades: corrida, lançamentos e saltos. De modo geral, o atletismo é praticado em estádios, com exceção de algumas corridas de longa distância, praticadas em vias públicas ou no campo, como a maratona.

Dentro do atletismo são disputadas as provas de corrida, lançamentos e salto. As mais famosas são de corrida. É nessa cartegoria que acontece a disputa do homem mais rápido do mundo nos 100 metros rasos. Quase todas as provas de atletismo, exceto maratona, são disputadas em estádios e a modalidade faz parte dos jogos olímpicos desde a era maratona.

A prova de corrida, sendo a mais praticada no atletismo, também e dividida em várias etapas como curta distância (100m, 200m e 400m), média distância (800m, 1500m e três mil metros) e longa distância (cinco mil metros, 10 mil metros e 42,195km).

O atletismo é disputado em uma pista composta por oito raias, cada uma com um metro e vinte e cinco centímetros de largura. No formato oval, a pista tem 400 metros de comprimento.

Na corrida de 100 metros rasos, como ja disse anteriormente, é definida o homem mais rápido do mundo, que na atualidade está o jamaicano Usaim Bolt com seu record histórico de 9s58, é uma das modalidades que caracteriza o porte físico, sem ela o atleta não tem a mínima condição de chegar entre os primeiros, por isso requer dedicação e concentração.


Aluno: Fagner Santos


Politica

O Brasil está passando atualmente por um momento muito complicado,a respeito de política,pois infelizmente há diversos politicos que mentem descaradamente,prometem e não cumprem,e até mesmo roubam o nosso Brasil.



Quando pensamos na política atual do Brasil, sempre vem em mente é claro ,a pergunta,sobre qual o político que diz a verdade.



Infelizmente é muito difícil descobrir qual é o verdadeiro ,qual realmente está disposto a mudar o Brasil,para melhor.E muitas vezes acabamos votando no candidato errado,ao qual colocamos toda a esperança e até mesmo confiança,por não sabermos distinguir o melhor para nós.



Na situação que encontra o Brasil ,todos estamos sem esperanças,pois até hoje nenhum político que já foi eleito ,foi realmente verdadeiro no cumprimento de suas promessas.


Sabemos que neste segundo turno Muitos Brasileiros ficaram sem votar,e entre eles adolescentes jovens,que seria sua primeira votação,até mesmo com medo de mostrar segurança no seu candidato,pois nos dias atuais isso é comum,no entanto teve apoio do ex-Presidente Inácio Lula da Silva e nem por isso mudaram sua opinião.




Aluna:Wéllyda 1.A