terça-feira, 25 de maio de 2010

Gírias no MSN

GÍRIAS de MSN
Nós pesquisamos gírias usadas no MSN que são faladas por jovens até uns 25 anos de idade.
Essa gírias são usadas também no nosso dia-a-dia, nas baladas, escolas, nas ruas e etc.
São usadas por meninos e meninas.
Essas gírias estão mudando o nosso jeito de falar e até mesmo de escrever.

NÓS IREMOS MOSTRAR ALGUMAS GÍRIAS.

escroto= DIFERENTE
massa= LEGAL
maneiro= DIVERTIDO
teres...= TERERÉ
pepinos= PROBLEMAS
beleza= SIM
novis...= NOVIDADES
brother= IRMÃO
to ligado= TO SABENDO
bagulho= NEGÓCIO
trampo= TRABALHO
se liga= SE ENXERGA
galera= MUITAS PESSOAS
e ai véi= E AI CARA
tipo assim= POR EXEMPLO
só di boa= TUDO BEM

Essas gírias mudam no nosso falar e até mesmo na escrita, porque quando nós estamos fazendo algo de interessante nós acabamos colocando gírias que até mesmo não é para escrever.
Essas gírias são informais e mais práticas. Nós jovens preferimos colocar as gírias do que as palavras certas, porque as palavras certas as vezes são muito grandes e se usamos as gírias as palavras ficam pequena.
Secretário visita usinas de álcool para conhecer projetos de gestão ambiental
O secretário de Estado de Meio Ambiente, Luis Henrique Daldegan está visitando nesta sexta-feira (04/07), a Destilaria de Álcool Libra, localizada no município de São José do Rio Claro ( 325 quilômetros da capital), e a Cooperativa Agrícola de Cana (Coprodia), no município de Campo Novo dos parecis (397 quilômetros da capital), na região Norte do Estado. Desde ontem, junto com o presidente do Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso (Sindalcool/MT), Piero Vicenzo Parini, o Daldegan está conhecendo os resultados alcançados pelos Programas de Gestão Ambiental implantados pelos usineiros. Na quinta-feira (03/07) eles estiveram na Usinas Itamaraty, em Nova Olímpia (a 207 quilômetros na Cuiabá, na região sudeste do Estado), e a Barralcool, em de Barra do Bugres (168 km na região Médio-Norte de Mato Grosso)

No ano passado, o Sindalcool/MT assinou um protocolo de intenções com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), com o objetivo de implementar os processos de regularização ambiental das propriedades e das atividades do setor agrícola. Pelo protocolo, os empresários do setor se comprometeram também a não mais cultivar cana em Áreas de Preservação Permanente (APP), nas propriedades rurais cortadas por rios, nascentes e morros, até o final da safra de 2008 e ainda recuperar áreas degradas, onde não mais existissem culturas de cana.

Segundo estimativas da Sema, Mato Grosso tem hoje cerca de 7 milhões de hectares de área de preservação. Por lei, os proprietários rurais não podem plantar a menos de 30 metros de rios com até 10 metros de largura e, quanto maior a largura do rio, maior a área de preservação.

O protocolo assinado pelo Sindicato, ao qual os usineiros aderiram, prevê também outras metas a serem alcançadas como o estabelecimento de um cronograma de regularização das áreas, a localização das APPs, a apresentação do plano de adequação ambiental das propriedades rurais considerando os aspectos territoriais, bioma, bacias hidrográficas e municípios.

USINAS – Na Usinas Itamaraty o secretário de Meio Ambiente conheceu os projetos de utilização racional dos resíduos industriais (torta de filtro e linhaça) no plantio da cana, conhecido como fertirrigação. Esse sistema faz com que a distribuição dos resíduos seja feita de maneira equilibrada e dentro das determinações legais.

Daldegan conheceu a tecnologia utilizada pela empresa para a irrigação das áreas plantadas e também o trabalho de recuperação das áreas degrada e as Áreas de Preservação Permanente, que além de isoladas estão sendo, em alguns casos, ampliadas.

Para auxiliar no replantio dessas áreas a usina implantou um viveiro que produz 200 mil mudas por safra, de 50 espécies nativas diferentes como ipês, jatobá, aroeira, cedro e, de árvores frutíferas. “Além de utilizarmos na recuperação das áreas, também estamos doando mudas para Prefeituras e entidades que desenvolvem projetos sócio-ambientais”, explicou o gerente de Meio Ambiente da Usinas Itamaraty, Caetano Henrique Grossi.

O diretor presidente da Usinas Itamaraty, Sylvio Nóbrega Coutinho, destacou o papel do empresário nesse processo, que deve abraçar a responsabilidade social e ambiental. “O meio ambiente equilibrado e recuperado agrega valor aos nossos produtos”, sintetizou.

A Usinas Itamaraty, ao final dos dois primeiros meses da safra 2008/2009 alcançou a marca de 34 milhões de toneladas na moagem de cana-de-açucar, produzindo 1.443.003 litros de álcool e 24.977 sacas de açúcar de 50 kg.

Na Usina Barralcool, foi apresentado ao secretário de Meio Ambiente um Plano de Recuperação de Áreas Degradas com soluções técnicas de reposição florestal das adjacências da Usina. O plano é parte integrante do Sistema de Gestão Ambiental onde é priorizada a recuperação de áreas ambientalmente sensíveis.

Na Barralcool o plano prevê o restabelecimento da relação solo-água e recomposição do equilíbrio em zonas desestabilizadas e o controle de processos erosivos, além da recuperação de áreas de matas ciliares. Também lá, estão sendo produzidas mudas de plantas nativas num viveiro.
O diretor da Barralcool, Dante Pedroni explicou que no ano passado foram produzidas cerca de 150 mil mudas de espécies nativas e, desse total, pelo menos 85 mil já foram utilizadas na recuperação das APPs. Ele calcula que existam cerca de 300 hectares de áreas que já estão sendo recuperadas e a serem recuperadas.

Com 35.622 hectares de área e uma produção de 2,5 milhões de toneladas, a usina tem uma previsão de que na próxima safra, 50% dela já seja colhida mecanicamente. “Hoje, todo o nosso planejamento tem como foco as questões ambientais”, explicou.

Mato Grosso possui hoje cerca de 220 mil hectares destinados ao plantio de cana-de-açucar. As quatro usinas visitadas pelo secretário do Meio Ambiente, Luis Henrique Daldegan, representam em de 80% da cana produzida no estado.

O plantio de cana em APP representa cerca de 4% desta área, ou seja, 8,8 mil hectares. "O protocolo de intenção representa a regularização de 500 mil hectares de propriedades onde estão as plantações de cana, o número inclui toda a área da propriedade e não apenas a agricultável", explicou o secretário.

Daldegan salientou que os setores produtivos estão conscientes e assumindo a responsabilidade sócio-ambiental na produção. “Através do protocolo o setor sucroalcoleiro terá uma melhoria da gestão ambiental e, quem ganha com isso é a sociedade como um todo”.

Cuidando do meio ambiente

Nos dias 31 de maio e 02 de junho , haverá palestras sobre o meio ambiente.No dia 31 a Palestra começará as 19:30h com grandes autoridades.
Das 20:30h as 21:30h falaram as autoridades:Décio- RPPN reserva legal, Sema- par com o meio ambiente, promotoria- junto ao meio ambiente. E as 22:00h palavras livres.

Local:Salao Paroquial-bairro centro.

E em nossa escola dia 02 de junho comemoraçao ao meio ambiente - biomas, com apresentações, danças,teatros,alegorias,etc.

Contamos com sua presença .

Evaí santos da silva 1-A.

Gírias de programas de Humor

Pesquisamos essas gírias em programas de TV da globo e da Band, que nós observamos em programas de humor.
As gírias são usadas pelo personagens que dão o humor para elas.
Observamos que essas gírias fazem o divertimento dos telespectadores. Encontramos essas gírias abaixo nos programas: Uma Escolinha muito Louca, Os caras de pau, Zorra Total e A Grande Família.

GÍRIAS SIGNIFICADOS

deu mole _ ao passarem na frente de uma pessoa.
siga o mestre _ seguir uma pessoa que seja inteligente.
cara de pastel frito _ rosto de uma pessoa quando fica com raiva.
Pé de cana _ Uma pessoa que beba muito.
Carco _ me ferrei ao fazer uma coisa errada.
Popozão _ alguém com um bumbum grande.
Devagar com a louça _ que manere o que uma pessoa ira falar.


Algumas dessas gírias foram usadas pelo personagens:

Aurélio; Ralu; Ceara; Améro; Silvinha Sexy; Dona Flor; Vigaildo; Eugenio,Pit Bú, Professor,Jorginho, Pedrão, Laid Cait,Dona Nene, Augustinho, Beisola, Bebel, Marilza, Tuco.




ALUNAS : Janaina E BEATRIZ.

Gírias de texto de humor

Nós iremos falar sobre os textos de humor do livro "Que Azar Godofredo!" (que é de crônicas); do autor Alexandre Azevedo que é ilustrado por Nelson Cruz.Os textos são: "O repórter e o bandido" e o "Engano".
Algumas gírias encontradas nos textos são comuns:"Tô frito!, Falô!, Sacô!, né Xará!, Se manda!, Puxa!,Ô malandragem!, essas gírias são comuns no nosso dia-a-dia, e outras que não são comuns como: "Qualé a sua malandragem!", "Tá limpo", "A barra tá limpa!", "Morô!", "Ô gente fina!"', "Cê manja!", são usadas pelos jovens, mas não é tão usada no nosso dia-a-dia.

As gírias e o seu significado

"Tô frito!": Se deu mal
"Ô malandragem!": Pode ser um comprimento
"Qualé a sua malandragem!": Pergunta que se faz com alguma pessoa
"Falô": Despedida
"Sacô": Entendeu
"Né xará!":concordância com alguma pessoa que tem o mesmo nome que a outra
"Ô gente fina!": gente boa
"Se manda!": vá embora
"Mano": irmão
"Puxa": Palavra que indica espanto.

Trabalho de: Estela e Daiane

Gírias de rádio

O nosso trabalho é sobre as gírias que rolam em programas de rádio.As rádio que foram pesquisadas
são.:104.9 por Carollinne e Rodrigo, e a hora das programações foram as:09:00 as 10:30 horas e as 13:00 as 16:30 horas
As gírias são:
*Bota pra quebra=que vai vencer
*E o seguinte = o que ele está falando
*Moral = convencer
*Turbine encher
*Cara = uma pessoa
*Valeu = obrigado
*Né = sim
*tá certo = concorda
*meu grande amigo= companheiro
*meu grande parceiro= uma grande amizade
*Galera = grupo de pessoas
*Curti = ouvi
*Curtiu =ouviu
*É para acabar= inacreditável
*Vamos em parceria = seguir juntos
Nem todas as pessoas usam essas gírias a maioria são usados por todas as pessoas e já são comum no nosso dia-dia
Na escola na hora que a professora nos ensina não usarmos essas
gírias, mas usamos elas quando nos comunicamos com nossos colegas.
Esse trabalho foi feito por Carollinne e José Rodrigo

Gírias de Novelas

Novela Tempos Modernos

Na novela tempos modernos, há um monte de gírias, por exemplo o personagem Gaulês, ele fala girias dos anos 80, por exemplo estas : O que é que tá pegando?, que isso mano? qual é? . E outras pessoas desta mesma novela falam gírias como o Gaulês, como os amigos dele da loja de discos. Mas estas gírias são as dos anos 80. Há muitas outras como as que são usadas no dia a dia, que são: Eae, véi, mano e outras a mais.

Na novela Malhação

Tambem existem gírias mais modernas, por que são girias de adolescentes, e são mais modernas, essas girias de adolescentes são as que são usadas no dia a dia por eles, e tambêm por alguns adultos, crianças e também até em desenhos. As gírias que são mais usadas são :
Veio: Colega
Tá ligado: Ta sabendo?
Beleza: Tudo bom
Bacana: Legal
Irado: Legal
Desencana: Esquecer o assunto
Demoro: Vamo logo
Batendo papo: Conversar

E outras a mais girias também.

Gírias de Futebol

As gírias de futebol que são mais comuns no dia-a-dia dos jogadores de futebol e dos brasileiros que o assistem são:

*Gírias:
*Banheira:ficar sempre em impedimentos.
*Debaixo das canetas:quando jogador joga a bola debaixo das das pernas do adversário.
*Dar o sangue:esforçar pelo time.

Essas gírias são mais usadas pelo jogadores masculinos.

*Gírias de jogadores boleiros de Nova Olímpia:
*Chapeuzinho:é quando o jogador passa a bola por cima da cabeça do adversário.
*Balãozinho:quando jogador fica batendo a bola sem deixar cair.
*Dar o sangue:jogador que se esforça pelo clube.
*Cavalo:Jogador violento.


Essas Gírias são uma das mais usadas,faladas,conhecidas pelo jogadores de Nova Olimpia.
Eu Wéllyda e Bruno Pesquisamos na internet gírias de futebol SP balada...

Gírias em Gibis

O que são gírias? São modo de falar das pessoas. As gírias estão presente em todo o momento. As gírias não estão apenas na TV,na mídia está também no nosso dia-a-dia,no trabalho ,na escola,em casa,etc.
Bom!Com base da nossa pesquisa podemos concluir que as gírias estão presentes em gibis e pode ser faladas por jovens, crianças, adultos, apresentadores e personagens.etc.
Aqui são algumas gírias que estão presente nos gibis.

Ser uó: Ser alguma coisa ruim ou boa
Abafa o caso: parar de falar do assunto
Eba!Andar de teia é animal!!!: andar de teia é legal, divertido.
Beleza: Ok, Tudo certo.
A festa tá Bombando: a festa está legal.
Alunos: Ana Paula, Lídia e Yago.

Gírias ou expressões populares de telejornal

Hoje em dia é comum todos usarmos "Girias",diferente de antigamente,onde o normal era usar a linguagem culta,mas com o passar do tempo e o surgimento da tecnologia, como principalmente a "internet", surgiu também as abreviações utilizadas principalmente em chats, como msn e orkut, entre outros.
Ao comprar a linguagem de antigamente para a linguagem atual é o caso de assustarmos,pois foi gigantesca a mudança.Uma palavra muito usada e que pode sevir de bom exemplo para percebermos a mudança ocorrida em nosso português é a palavra, ou seja o pronome pessoal "você".Antigamente, falava-se "Vósmicê" depois Você e agora já existe até o Cê, e até vc usada pela internet.
Em nossa pesquisa em sala de aula encontramos algumas Gírias ou expressões faladas por apesentadores de telejornais,com:
GÍRIAS: SIGNIFICADO:
Caiu no mundo Fugiu, foi embora
Mega cidade Cidade grande
Isso tá na moda Usando muito
Os lances As jogadas
Né? Não é?
Barbaridade Trajédia
O cara O homem
Vê se pode! Inacreditável!
É pra cabá! Não tem cabimento!
Fim da picada Coisa absurda
Vai encarar? Vai em frente
Bacana Bom, legal

Essas Gírias ou expressões são mais usadas pelo público jovem em nosso dia-a-dia.
Então podemos observar que mesmo no momento em que se deve usar somente linguagens cultas, faz se uma volta e sempre dá um jeitinho de encaixar alguma gíria. Mas então concluímos que o vocabulário atual jamais voltará a ser como o de antigamente, pois sa gírias são o vocabulário moderno que muitas vezes destrói o nosso português que está cada vez mais difícil de ser ensinado.

As gírias em músicas!

As músicas que nós escolhemos para pesquisarmos, são músicas com varias gírias, usadas na maioria das vezes, por jovens e também usadas no nosso cotidiano.A música Cátia cachaça, do cantor Latino, por exemplo, apresenta varias gírias usadas pelo jovem constantemente como:
Ah!muleke!= está se achando!
Eu vou zuando= vou curtindo, aproveitando
Companheiro de deprê= companheiro de solidão
Geral doidão= todos no mesmo lugar
Ah!parceiro= companheiro

Já a música, a gíria é a cultura do povo, de Bezerra da Silva, é bastante usada por jovens das comunidades e periferias do Rio e de São Paulo,como:
Pisou na bola= magoou, vacilou
Mala sem alça=sem noção
Se toca vacilão=desconfia
Tremeu na base= ficou com medo

Essas gírias são bastante encontradas em musicas de Rip hop!como está musica do Racionais M 'cs, negro Drama.
O trauma que eu carrego= arrependimento
Preto fudido= pessoa que se deu mal
Entre o sucesso e a lama= entre a riqueza e a pobreza.

Bom essas foram algumas músicas das formas de pesquisarmos e explicarmos, como são usadas as gírias, que também como mostramos, são usadas nas músicas.



nome: Ihara, joice e Leonardo. 1ºa

Gírias de desenhos animados

As gírias são uma forma comum de se falar.As pessoas muitas vezes usam as gírias porque acham mais fácil e rápido de se pronunciar.
Pesquisamos e encontramos gírias tambem em desenhos animados, em gibis e na televisão.Algumas dessas gírias são:
"Esse cara deve ser doido!": Esse homem deve ser doido!
"A festa tá bombando!": A festa esta ótima!
"A vovó é meio de lua!": A vovó é imprevisível!
"Maneiro": legal!
"Tô dentro!": Combinado!
"Valeu maninho!": Obrigado irmãozinho!
"Meu primeiro trabalho foi moleza!": Meu primeiro trabalho foi fácil!
"Esfria a cabeça!": Se acalme!

Essas são algumas de muitas gírias que fazem parte do vocabulário de muita gente.Temos as gírias que os adolescente usam e a das pessoas mais velhas, as gírias mais antigas já foram muito usadas, e hoje em dia surgiram outras mais novas e mais faladas e algumas delas foram essas encontradas em nossa pesquisa.

Trabalho de: Fernanda, Flávia, Gisele e Pedro.

quinta-feira, 13 de maio de 2010