sexta-feira, 30 de abril de 2010

Charge - A manchete e a imagem

Manchete: PLANO DE AÇÃO VAI ATACAR CAUSAS DAS FILAS NA SAÚDE - Jornal Diário de Cuiabá, 20 de abril/2010.

Conforme relata a manchete, o governo de Mato Grosso lançou em 19/04, um Plano de Ação que pretende acabar com as filas de espera para consultas e cirurgias mais complexas. A meta é acabar com os problemas que geram as filas. O programa prevê muitas Ações e Estratégias. Seria mesmo possível ATACAR essas causas e ACABAR com o problema? É viver para crer!!

Texto: professora Eliene
Charge: André Nascimento 1o. Ano G

quinta-feira, 15 de abril de 2010

curiosidade sobre a língua portuguesa

A maior palavra da língua portuguesa não é propriamente fácil de articular: tem 46 letras, mas aí vai o desafio – Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose.

Pneumoconiose é a palavra que se usa actualmente para designar essa doença rara, contraída para quem aspirar as microscópicas partículas de cinzas vulcânicas.

Gisele- 1º ano A

terça-feira, 13 de abril de 2010

Como falar bem

é ter uma comunicaçao fluente, sem erros linguisticos, ter uma voz em tom bom, nao engasgar nas palavras, ser breve e objetivo no assunto desejado!!!

Curiosidades sobre a lingua portuguesa

STRESS À BRASILEIRA ............Antigamente falava-se em estafa. Hoje temos a palavra inglesa stress que, porém, já está abrasileirada (ou aportuguesada, se preferirem). Quem quiser ficar estressado agora, sinta-se à vontade.

Evaí - 1o. A

fale bem de um blog

Um blog para ser bom tem que ter fundamento porque um blog sem fundamento não é um blog.Tem que ser igual nosso tem o fundamento e muito mais basta você entrar nele e se tornar um seguidor. Mas é sem se engrandecer mas fala a verdade nos somos bom mesmo.

Como falar bem?

Segundo algumas opiniões ,falar bem é uma arte .
Na verdade,é elegante!Mas tem aqueles que exageram .
O falar bem em publico não é um dom, é sim uma arte, e por ser uma arte pode ser aprimorada .
alunas : Fernanda,Janaina,Joice,Thais,Daniele,Daiane.

A LINGUA PORTUGUESA....É CURIOSIDADES!

O Museu da Língua Portuguesa ou Estação Luz da Nossa Língua é um museu interativo sobre a língua portuguesa localizado na cidade de São Paulo no histórico edifício Estação da Luz, no Bairro da Luz, concebido pela Secretaria da Cultura paulista em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, tendo um orçamento de cerca de 37 milhões de reais (14,5 milhões de euros).

O objetivo do museu é criar um espaço vivo sobre a língua portuguesa, considerada como base da cultura do Brasil, onde seja possível causar surpresa nos visitantes com os aspectos inusitados e, muitas vezes, desconhecidos de sua língua materna. Segundo os organizadores do museu, "deseja-se que, no museu, esse público tenha acesso a novos conhecimentos e reflexões, de maneira intensa e prazerosa". O museu tem como alvo principal a média da população brasileira, composta de pessoas provenientes das mais variadas regiões e faixas sociais do país, mas que ainda não tiveram a oportunidade de obter uma idéia mais precisa e clara sobre as origens, a história e a evolução contínua da língua.....


Cquote1.svgIsso mostra mais uma vez o importante papel do Brasil no quadro do desenvolvimento da língua portuguesa. É uma iniciativa extraordinária para o reforço da solidariedade entre os povos que falam português.Cquote2.svg
Cquote1.svg É fundamental as pessoas se comunicarem. É preciso ter conhecimento da língua para se aprofundar em vários temas. E nesse espaço encontramos uma forma de dirigir as pessoas ao estudo, ao interesse pela língua e também de ter uma intersecção do mundo acadêmico para o dia-a-dia....Cquote2.svg

alunas: Joice ,Janaina, Thais ,Fernanda, Danielly e Dayane.

MEDICINA GRAMATICAL


............Às vezes falamos com imprecisões de sentido, e valeria a pena caprichar. Por exemplo: febre alta. Na verdade, toda febre é temperatura alta. Febre baixa, pelo menos na medicina gramatical, também não existe. Outro exemplo: tirar a pressão. Se uma enfermeira tirar a minha pressão sangüínea eu morro na hora. É bem melhor pedir-lhe para medir a pressão.

curiosidade

O TEMPO NÃO PÁRA

.............Hoje é hoje. Amanhã é depois de hoje. E depois de amanhã (sem hífens) é daqui a dois dias. E como voltar para o passado? Ontem foi antes de hoje. Antes de ontem é anteontem. E antes de anteontem? Trasanteontem. Por incrível que pareça

Reunião com os Pais

A reunião se realizará no dia 16 e pode haver mudanças.
Vai ser falado a proposta da escola sobre a educação do aluno, etc.
Os pais vão ser chamados para assumirem a responsabilidade
com relação aos seus filhos e ser parceiro da escola, segundo a coordenadora da escola.
Vai ser tratado desses assuntos, os projetos apresentados e desenvolvidos
para que os alunos tenham uma educação com qualidade.

nome:Bruno, Leonardo, Victor Fernandes, Cleberson e Victor Oliveira.

Os uniformes da escola Wilson de Almeida

O uniforme da escola Wilson de Almeida para o ano de 2010 foi decidido por uma votação para decidir qual o modelo do uniforme iria ser feito ,colocaram no mural para os alunos poder ver e concordar.
As meninas passaram nas salas para fazer as votações, a Carina com o uniforme número 1, a Siírlen com o uniforme número 2 e a Mirlene com o uniforme número 3 de sala em sala com os uniformes.

*Numero 1 Carina
*Numero 2 Sírlen
*Numero 3 Mirlene

Estas meninas só passaram de sala em sala para a votação quem desenhou foi a Diretora

Com 400 votos em geral foi votado o número 1
Com 142 votos também foi votado o número 2
Com 74 votos foi votado o número 3


O uniforme vai chegar no dia 13/04/10, e vai ter a regra de sempre usar o uniforme a partir do dia 15/04/10.Depois de pedir os uniformes,para conseguir outro tem que falar com a diretora e encomendar outro.
O preço do uniforme será de 14,00 R$ e vai vir com o nome do aluno.
O modelo da camisa vai ser com partes alaranjadas, a cor foi decidida também como votação de sala em sala. Vai vir com o símbolo da escola na camiseta.


Grupo 02 ~> Trabalho sobre as camisetas.
Alunos: Wilber,Yago,José Rogrido e Pedro

O Significado da Páscoa

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressureição de Jesus Cristo, depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado no sepulcro, onde ali permaneceu até a ressureição quando seu espírito e seu corpo foram reunificados.
È o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão as igrejas e participam da cerimônia religiosa.

Nessa data como de costume, em nossa escola, foi organizado um pequeno evento para comemorarmos todos juntos.
Nessa comemoração tivemos o sorteio de vários ovos de Páscoa e também cestas, houve um pequeno caça-tesouro concorrendo ao 1°, 2° e 3° lugar para premiação.
Logo após os sorteios e brincadeiras, tivemos então muita música ao vivo com os alunos de nossa escola e a participação de todos os outros alunos e professores, e também a participação dos alunos do APAE, para assim contagiar a alegria dessa data tão importante.
E assim foi essa passagem tão especial para nós seres humanos, que nos traz uma renovação e um renascimento espiritual.

Alunas: Sírlen, Lídia, Márcia G, Flávia e Beatriz.

domingo, 11 de abril de 2010

Obrigadoooooooooo!!!!!

Obrigado pelos acessos e confiram sempre nossas novidades!!!!!!

sexta-feira, 9 de abril de 2010

A preservação do meio ambiente continua...



A informatica DINÂMIKA no dia 26/03/2010 se reuniram com a coordenação pedagógica da escola Wilson de Almeida para comunicar a atividade que seria feita naquele estabelecimento. A escola aprovou e deu todo seu apoio, e assim foi comunicado aos alunos que seria feito uma qualificação das melhores frases sobre a preservação do meio ambiente.

Após dois dias foi comunicado os ganhadores das 5 bolsas do curso Informatica e atendente de farmácia.

Que foram os alunos:

* Hikison Davi de Oliveira - 1º colocado, com a frase "A NATUREZA E O PASSAPORTE DA VIDA NÃO PERCA ESTA VIAGEM".
* Jefferson Jonatan Dos Santos - 2º colocado, com a frase "A NATUREZA É ÚNICO LIVRO QUE OFERECE UM CONTEÚDO VALIOSO EM TODAS AS SUAS FOLHAS".
* Iris Ryane do Carmo - 3º colocada, com a frase'' A NATUREZA QUANDO AGREDIDA ELA NÃO SE DEFENDE, ELA SE VINGA".
* Elayne Ferreira Policarpo - 4° colocada, com a frase "O MEIO AMBIENTE E NADA MAIS QUE UM GRANDE HOMEM, SENDO DERROTADO POR UMA PEQUENA FORMIGA".
* Josenilda Da Silva - 5° colocada, com a frase "CUIDE DA NATUREZA, PORQUE VOCÊ PRECISA MAIS DELA, DO QUE ELA DE VOCÊ".

alunos: Janaina, joice, Thais, Daiane e Danielle.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Origem da Língua Portuguesa

Chico Xavier

Chico Xavier - (essa noticia apareceu no site g1.com, o escritor foi Glauco Araújo de Uberaba (MG) e foi publicado em 02/04/10)
Chico Xavier morreu, em 30 de junho de 2002, aos 92 anos, na casa onde hoje funciona o museu e a biblioteca que levam o nome do médium. À época, o corpo dele foi velado durante dois dias, na Casa da Prece, por cerca de 80 mil pessoas.
Segundo relato do filho adotivo dele, Eurípedes Barsanulfo, no dia de sua morte, Chico Xavier havia acordado cedo, rezado e se alimentado como de costume. Ele ainda teria perguntado o resultado do jogo da seleção brasileira, que disputava a Copa de 2002, e voltado a deitar às 19h20. Ele morreu dez minutos depois, de parada cardíaca.

Histórico
Chico Xavier escreveu a primeira psicografia em 1927, no Centro Espírita Luís Gonzaga, mas a primeira experiência espiritual dele aconteceu quando fez uma oração para a irmã, que estava doente e chegou a ser desenganada pelos médicos. Ela se cura.

Em 1944, ele publicou o livro "Nosso Lar", que vendeu mais de um milhão de cópias. Em 1958, Amauri Xavier Pena, sobrinho de Chico Xavier e que também fazia psicografias, revelou que tudo que havia anunciado como psicografia era criação de sua cabeça. A denúncia chegou a Chico Xavier, que saiu de Pedro Leopoldo após o escândalo e se mudou para Uberaba.

O médium também viajou aos Estados Unidos para divulgar o espiritismo no país, em 1965. Vinte anos depois, João de Deus foi julgado e inocentado pela morte da mulher, vítima de um tiro no pescoço. Cartas da vítima, psicografadas por Chico Xavier, foram usadas no processo judicial.

O último livro publicado por ele, em 1999, se chamava "Escada de Luz".

Nas telas do cinema
A cinebiografia de "Chico Xavier" estreia nos cinemas nesta sexta-feira. O filme, dirigido por Daniel Filho, mostra a história do médium mineiro, da infância à maturidade.

O longa já foi exibido preliminarmente em Paulínia (SP), onde cerca de 40% das cenas foram rodadas, e em Pedro Leopoldo (MG), cidade natal do médium Chico Xavier.

Gisele- o nosso grupo escolheu esse trabalho pq essa noticia da vida e do filme de chico xavier vem sendo grande alvo na tv brasileira espero que goste!

Estela- esse assunto e bem polemico pq fala de um homem com seu talento de escrever psicografia achei muito interessante!

Kamila- gostei muito desse assunto tbm e sexta-feira passada tbm falou nele no globo reporter achei bem interessante!

Eliana- acho interessante a gente falar desse homem muito conhecido o médium brasileiro protetor do espiritismo espero que goste!

professora esse e o trabalho do grupo da Gisele, Estela, Kamila e Eliane
OBRIGADA!